sicnot

Perfil

País

Gaston chega aos Açores já como tempestade tropical

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera, o período mais crítico está previsto para o grupo ocidental: as ilhas das Flores e do Corvo devem ser particularmente afetadas por volta das 18 horas locais, 19 horas em Lisboa.

A tempestade deve deslocar-se depois para leste, atingindo o grupo central quando já for meia-noite, uma da manhã no continente. Por essa hora, serão as ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge a sentir os efeitos da passagem do Gaston.

O arquipélago está sob aviso laranja e são esperados ventos de mais de 100 km/h, acompanhados de chuvas fortes e de intensa agitação marítima. De acordo com o governo regional, até ao início da tarde, a Proteção Civil não tinha registado qualquer tipo de ocorrência relacionada com a situação.

O presidente do governo regional açoriano esteve reunido, ainda durante a manhã, com os responsáveis da Proteção Civil, que tem estado a fazer avisos e recomendações à população, de forma a minimizar a ocorrência de danos.

Depois dos grupos ocidental e central, a tempestade deverá diminuir de intensidade e passar a tempestade pós-tropical durante o dia de amanhã

O Gaston é o segundo furacão a atingir este ano os Açores, depois do Alex ter passado pelo arquipélago em janeiro.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.