sicnot

Perfil

País

Gaston chega aos Açores já como tempestade tropical

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera, o período mais crítico está previsto para o grupo ocidental: as ilhas das Flores e do Corvo devem ser particularmente afetadas por volta das 18 horas locais, 19 horas em Lisboa.

A tempestade deve deslocar-se depois para leste, atingindo o grupo central quando já for meia-noite, uma da manhã no continente. Por essa hora, serão as ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge a sentir os efeitos da passagem do Gaston.

O arquipélago está sob aviso laranja e são esperados ventos de mais de 100 km/h, acompanhados de chuvas fortes e de intensa agitação marítima. De acordo com o governo regional, até ao início da tarde, a Proteção Civil não tinha registado qualquer tipo de ocorrência relacionada com a situação.

O presidente do governo regional açoriano esteve reunido, ainda durante a manhã, com os responsáveis da Proteção Civil, que tem estado a fazer avisos e recomendações à população, de forma a minimizar a ocorrência de danos.

Depois dos grupos ocidental e central, a tempestade deverá diminuir de intensidade e passar a tempestade pós-tropical durante o dia de amanhã

O Gaston é o segundo furacão a atingir este ano os Açores, depois do Alex ter passado pelo arquipélago em janeiro.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31