sicnot

Perfil

País

Incêndio em Cabriz em Ribeira de Pena continua com bastante intensidade

O incêndio que há quase 24 horas lavra em Cabriz, Ribeira de Pena, continua a queimar mato com "bastante intensidade" numa zona de acessos "quase impossíveis", disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

O segundo comandante distrital operacional de Vila Real, Borges Machado, afirmou à agência Lusa, que o fogo avança em duas frentes, que ardem "com bastante intensidade", e numa "extensão muito grande".

O responsável explicou que o combate ao incêndio, que deflagrou às 22:06 de quinta-feira, está a ser dificultado pelos acessos "quase impossíveis", já que é uma zona com "declive acentuado".

Borges Machado salientou ainda que não há localidades próximas do incêndio.

Os meios foram reforçados com um grupo de Leiria. No terreno estão 128 operacionais que contam com o apoio de 35 viaturas.

Em Bormela, concelho de Mondim de Basto, o incêndio que deflagrou às 16:54, está "parcialmente resolvido", possuindo uma frente ativa que, segundo o comandante, "está a ceder aos meios".

Este fogo chegou a avançar em três frentes, queimou zona de pinhal e de eucaliptos e aproximou-se da aldeia de Bormela.

Para o terreno foram mobilizados 75 operacionais e 20 viaturas.

Por volta das 22:00, a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) contabilizava 14 incêndios no distrito de Vila Real que mobilizavam 355 operacionais, 95 viaturas.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim