sicnot

Perfil

País

Incêndio em Cabriz em Ribeira de Pena continua com bastante intensidade

O incêndio que há quase 24 horas lavra em Cabriz, Ribeira de Pena, continua a queimar mato com "bastante intensidade" numa zona de acessos "quase impossíveis", disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

O segundo comandante distrital operacional de Vila Real, Borges Machado, afirmou à agência Lusa, que o fogo avança em duas frentes, que ardem "com bastante intensidade", e numa "extensão muito grande".

O responsável explicou que o combate ao incêndio, que deflagrou às 22:06 de quinta-feira, está a ser dificultado pelos acessos "quase impossíveis", já que é uma zona com "declive acentuado".

Borges Machado salientou ainda que não há localidades próximas do incêndio.

Os meios foram reforçados com um grupo de Leiria. No terreno estão 128 operacionais que contam com o apoio de 35 viaturas.

Em Bormela, concelho de Mondim de Basto, o incêndio que deflagrou às 16:54, está "parcialmente resolvido", possuindo uma frente ativa que, segundo o comandante, "está a ceder aos meios".

Este fogo chegou a avançar em três frentes, queimou zona de pinhal e de eucaliptos e aproximou-se da aldeia de Bormela.

Para o terreno foram mobilizados 75 operacionais e 20 viaturas.

Por volta das 22:00, a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) contabilizava 14 incêndios no distrito de Vila Real que mobilizavam 355 operacionais, 95 viaturas.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.