sicnot

Perfil

País

Incêndio em Cabriz em Ribeira de Pena continua com bastante intensidade

O incêndio que há quase 24 horas lavra em Cabriz, Ribeira de Pena, continua a queimar mato com "bastante intensidade" numa zona de acessos "quase impossíveis", disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

O segundo comandante distrital operacional de Vila Real, Borges Machado, afirmou à agência Lusa, que o fogo avança em duas frentes, que ardem "com bastante intensidade", e numa "extensão muito grande".

O responsável explicou que o combate ao incêndio, que deflagrou às 22:06 de quinta-feira, está a ser dificultado pelos acessos "quase impossíveis", já que é uma zona com "declive acentuado".

Borges Machado salientou ainda que não há localidades próximas do incêndio.

Os meios foram reforçados com um grupo de Leiria. No terreno estão 128 operacionais que contam com o apoio de 35 viaturas.

Em Bormela, concelho de Mondim de Basto, o incêndio que deflagrou às 16:54, está "parcialmente resolvido", possuindo uma frente ativa que, segundo o comandante, "está a ceder aos meios".

Este fogo chegou a avançar em três frentes, queimou zona de pinhal e de eucaliptos e aproximou-se da aldeia de Bormela.

Para o terreno foram mobilizados 75 operacionais e 20 viaturas.

Por volta das 22:00, a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) contabilizava 14 incêndios no distrito de Vila Real que mobilizavam 355 operacionais, 95 viaturas.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.