sicnot

Perfil

País

Proteção Civil dos Açores mantém alerta Laranja para o grupo Central

A Proteção Civil dos Açores manteve o alerta Laranja para o grupo Central até às 06:00 locais (07:00 em Lisboa) e informou que até ao momento não se registaram ocorrências relacionadas com a tempestade tropical Gaston.

Em comunicado, o organismo sublinha que o aviso amarelo relativo à chuva se vai prolongar até às 18:00 de sábado.

"Informamos ainda que até ao momento não se registaram quaisquer ocorrências relacionadas com aquele evento atmosférico em nenhuma das ilhas dos Açores", salienta a Proteção Civil.

O grupo Central do arquipélago dos Açores é composto pelas ilhas do Pico, Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o centro da tempestade tropical Gaston encontrava-se às 21:00 locais (22:00 em Lisboa) a cerca de 185 quilómetros a noroeste do Faial e a deslocar-se a 28 quilómetros/hora.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.