sicnot

Perfil

País

Incêndio na serra de Monchique está dominado

O incêndio que lavra desde a tarde de sábado na serra de Monchique, no Algarve, foi dominado este domingo pelas 19:30.

"Neste momento, temos o incêndio dominado dentro de um perímetro, apesar de existirem alguns focos aos quais estamos atentos para garantir a sua extinção", indicou o comandante distrital de Faro da Autoridade nacional de Proteção Civil.

Segundo aquele responsável, "esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas e, por isso, será mantido o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos".

Richard Marques acrescentou que "a noite poderá ajudar a consolidar a extinção das chamas, caso se registe uma diminuição da temperatura e o aumento do grau de humidade", ressalvando, contudo, que a tendência é para que se mantenham temperaturas muito altas, a rondar os 30 graus Celsius.

"A tendência é igual à da noite anterior, com o registo de um quadro meteorológico muito severo que favoreceu a progressão do fogo", destacou Richard Marques, acrescentando que "por agora, a situação é favorável aos bombeiros".

Aquele comdante disse ainda que o dispositivo, com cerca de 412 operacionais, apoiados por 122 veículos, vai manter-se no terreno, "e será desmobilizado gradualmente".

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.