sicnot

Perfil

País

Incêndio na serra de Monchique está dominado

O incêndio que lavra desde a tarde de sábado na serra de Monchique, no Algarve, foi dominado este domingo pelas 19:30.

"Neste momento, temos o incêndio dominado dentro de um perímetro, apesar de existirem alguns focos aos quais estamos atentos para garantir a sua extinção", indicou o comandante distrital de Faro da Autoridade nacional de Proteção Civil.

Segundo aquele responsável, "esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas e, por isso, será mantido o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos".

Richard Marques acrescentou que "a noite poderá ajudar a consolidar a extinção das chamas, caso se registe uma diminuição da temperatura e o aumento do grau de humidade", ressalvando, contudo, que a tendência é para que se mantenham temperaturas muito altas, a rondar os 30 graus Celsius.

"A tendência é igual à da noite anterior, com o registo de um quadro meteorológico muito severo que favoreceu a progressão do fogo", destacou Richard Marques, acrescentando que "por agora, a situação é favorável aos bombeiros".

Aquele comdante disse ainda que o dispositivo, com cerca de 412 operacionais, apoiados por 122 veículos, vai manter-se no terreno, "e será desmobilizado gradualmente".

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim