sicnot

Perfil

País

Incêndio na serra de Monchique está dominado

O incêndio que lavra desde a tarde de sábado na serra de Monchique, no Algarve, foi dominado este domingo pelas 19:30.

"Neste momento, temos o incêndio dominado dentro de um perímetro, apesar de existirem alguns focos aos quais estamos atentos para garantir a sua extinção", indicou o comandante distrital de Faro da Autoridade nacional de Proteção Civil.

Segundo aquele responsável, "esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas e, por isso, será mantido o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos".

Richard Marques acrescentou que "a noite poderá ajudar a consolidar a extinção das chamas, caso se registe uma diminuição da temperatura e o aumento do grau de humidade", ressalvando, contudo, que a tendência é para que se mantenham temperaturas muito altas, a rondar os 30 graus Celsius.

"A tendência é igual à da noite anterior, com o registo de um quadro meteorológico muito severo que favoreceu a progressão do fogo", destacou Richard Marques, acrescentando que "por agora, a situação é favorável aos bombeiros".

Aquele comdante disse ainda que o dispositivo, com cerca de 412 operacionais, apoiados por 122 veículos, vai manter-se no terreno, "e será desmobilizado gradualmente".

Lusa

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06