sicnot

Perfil

País

Incêndio na serra de Monchique está dominado

O incêndio que lavra desde a tarde de sábado na serra de Monchique, no Algarve, foi dominado este domingo pelas 19:30.

"Neste momento, temos o incêndio dominado dentro de um perímetro, apesar de existirem alguns focos aos quais estamos atentos para garantir a sua extinção", indicou o comandante distrital de Faro da Autoridade nacional de Proteção Civil.

Segundo aquele responsável, "esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas e, por isso, será mantido o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos".

Richard Marques acrescentou que "a noite poderá ajudar a consolidar a extinção das chamas, caso se registe uma diminuição da temperatura e o aumento do grau de humidade", ressalvando, contudo, que a tendência é para que se mantenham temperaturas muito altas, a rondar os 30 graus Celsius.

"A tendência é igual à da noite anterior, com o registo de um quadro meteorológico muito severo que favoreceu a progressão do fogo", destacou Richard Marques, acrescentando que "por agora, a situação é favorável aos bombeiros".

Aquele comdante disse ainda que o dispositivo, com cerca de 412 operacionais, apoiados por 122 veículos, vai manter-se no terreno, "e será desmobilizado gradualmente".

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.