sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de exposição à radiação UV em 14 regiões

Catorze regiões do Continente e ilhas apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, apresentam índica de exposição 'Muito Elevado' as regiões de Beja, Bragança, Évora, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Já Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines e Viana do Castelo apresentam hoje risco 'Elevado' de exposição à radiação UV.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para o índice de exposição elevado e muito elevado, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Lusa

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.