sicnot

Perfil

País

DGS recomenda duas a três horas por dia em ambiente fresco

© Reuters

A Direção-geral da Saúde alertou hoje a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol e a permanecer duas ou três horas em ambientes frescos ou com ar condicionado.

Com previsões de temperaturas máximas de 31 a 42 graus para hoje e terça-feira, a autoridade de saúde recorda ainda que também as noites se preveem tropicais, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus.

Assim, a DGS recomenda à população, sobretudo idosos, crianças e doentes crónicos, que se proteja do calor e que esteja atenta às previsões da meteorologia.

Beber água, mesmo quando não se sente sede, usar roupas leves e largas, evitar mudanças bruscas de temperatura e tentar que a habitação não aqueça demasiado estão entre as advertências da DGS.

É ainda recomendado evitar a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00 e a permanência num ambiente fresco ou com ar condicionado durante duas a três horas por dia.

Pensando sobretudo nos mais idosos, a DGS apela ainda a que se mantenham os contactos com os familiares e amigos dos que vivem mais isolados.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:27

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

  • Calor vai continuar até terça-feira
    1:39

    País

    Até terça-feira as temperaturas máximas vão rondar os 40 graus. Santarém, Évora e Beja podem mesmo chegar aos 43. A partir do meio da semana, o tempo muda e há até previsão de chuva.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.