sicnot

Perfil

País

Fogo que lavra em Monchique desde sábado está em resolução

LU\303\215S FORRA

O incêndio que lavra em Monchique, no Algarve, desde sábado, entrou esta madrugada em fase de resolução, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A combater as chamas na localidade de Fóia, concelho de Monchique, distrito de Faro, estavam ainda, pela 01:45, 412 operacionais apoiados por 122 meios terrestres.

O fogo, que arde desde as 17:08 de sábado, obrigou, na tarde de domingo, à deslocação de várias pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que foram colocadas em casa de familiares como medida de precaução, já que o avançar das chamas causava alguma preocupação, explicou na altura à Lusa o comandante operacional dos bombeiros do Algarve, Richard Marques.

Entre as ocorrências importantes destacadas pela ANPC - fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos -, encontra-se também um incêndio em Montalegre, distrito de Vila Real, onde 109 operacionais e 30 meios terrestres combatem o fogo em mato com uma frente ativa.

Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.