sicnot

Perfil

País

Fogo que lavra em Monchique desde sábado está em resolução

LU\303\215S FORRA

O incêndio que lavra em Monchique, no Algarve, desde sábado, entrou esta madrugada em fase de resolução, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A combater as chamas na localidade de Fóia, concelho de Monchique, distrito de Faro, estavam ainda, pela 01:45, 412 operacionais apoiados por 122 meios terrestres.

O fogo, que arde desde as 17:08 de sábado, obrigou, na tarde de domingo, à deslocação de várias pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que foram colocadas em casa de familiares como medida de precaução, já que o avançar das chamas causava alguma preocupação, explicou na altura à Lusa o comandante operacional dos bombeiros do Algarve, Richard Marques.

Entre as ocorrências importantes destacadas pela ANPC - fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos -, encontra-se também um incêndio em Montalegre, distrito de Vila Real, onde 109 operacionais e 30 meios terrestres combatem o fogo em mato com uma frente ativa.

Lusa

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11