sicnot

Perfil

País

Sete distritos portugueses em aviso laranja devido ao tempo quente

Sete distritos portugueses encontram-se hoje em aviso laranja devido ao tempo quente, com os termómetros em Santarém a poderem atingir os 43 graus Celsius, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco, Portalegre vão estar sob aviso laranja devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.

O aviso nestes sete distritos vai vigorar entre as 10:00 de hoje e as 19:00 de terça-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro representando uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo igualmente devido ao tempo quente, sendo que nestes distritos o aviso vigora desde as 00:00 de domingo e prolongar-se-á até às 19:00 de terça-feira.

Aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também as ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores se encontram sob aviso amarelo mas devido à previsão de precipitação pontualmente forte e trovoada, entre as 06:00 (mais uma em Lisboa) e as 21:00 de hoje.

No caso das ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo referente a precipitação pontualmente forte e trovoada vai vigorar entre as 21:00 locais de domingo (22:00 em Lisboa) e as 12:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA para o grupo Central (Terceira, Faial, Graciosa, Pico e São Jorge) relativo à precipitação pontualmente forte e trovoada vigora a partir das 06:00 locais (07:00 em Lisboa) de hoje, estendendo-se até às 21:00 do mesmo dia.

Para hoje o IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

O vento soprará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e de nordeste nas terras altas a partir do final da tarde.

O Instituto prevê ainda uma pequena subida de temperatura.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, descida da temperatura do ar, e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes na madrugada e manhã, com possibilidade de trovoadas.

Já para a Madeira, o Instituto prevê períodos de céu muito nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Em relação às temperaturas, o IPMA prevê para hoje como cidade mais quente Santarém, com máximas de 43 Graus Celsius, 42 em Beja e Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 39 em Lisboa, 38 em Viseu, 37 em Vila Real e Faro, 36 em Bragança, Braga e Coimbra, 35 em Guarda e Sagres, 28 no Porto e 27 em Viana do Castelo. Angra do Heroísmo e Funchal chegam aos 25 e 23 em Santa Cruz das Flores.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:27

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.