sicnot

Perfil

País

Temperatura da água do mar alcançou valores mais altos dos últimos 16 anos

© Benoit Tessier / Reuters

A temperatura da água do mar alcançou, em julho e agosto, os valores mais altos dos últimos 16 anos no Algarve e na Costa Vicentina, revelou esta segunda-feira o Instituto Hidrográfico (IH), da Marinha Portuguesa.

Em comunicado, o IH indica que "registou este ano um aumento da temperatura da água do mar à superfície, ao longo da orla costeira do Algarve e da Costa Vicentina, durante os meses de julho e agosto, alcançando valores máximos relativamente aos últimos 16 anos".

Aquele organismo da Marinha Portuguesa adianta que a água do mar no Algarve registou uma temperatura média de 22,3 graus, em julho, e de 23,9 graus, em agosto, correspondendo a um aumento de dois e 2,7 graus em relação às respetivas médias dos últimos 16 anos (2000-2015).

Segundo o IH, as elevadas temperaturas da água do mar verificadas este ano nas praias do Algarve deveram-se "à persistência pouco habitual do vento de levante durante os meses de julho e agosto".

A ação deste vento sobre a superfície do mar provocou uma agitação marítima de sudeste com altura significativa superior a um metro e o arrastamento das massas de água à superfície do mar para junto da costa, permitindo o seu aquecimento ao longo de julho e agosto, explica o IH.

No Algarve, o máximo registado este ano foi de 26,5 graus, a 28 julho, correspondendo a um valor muito próximo do máximo histórico registado em 2010 (26,6 graus).

Já as altas temperaturas da água do mar que se registaram, em meados de agosto, ao longo da Costa Vicentina, tiveram origem no Algarve, onde as massas de água aqueceram em julho e agosto, de acordo com o IH.

No entanto, adianta aquele organismo, o processo oceanográfico que transportou estas massas de água até Sines, Troia e Sesimbra não se deve apenas ao vento de levante registado no Algarve, mas à conjugação deste episódio com a ausência da nortada (vento de norte) ao longo da costa oeste de Portugal, que habitualmente sopra com intensidade neste período do ano.

O IH explica que, após um período intenso de nortada em julho em que a água fria do fundo do mar se manteve dos 19 graus, registou-se, em agosto, uma modificação deste regime de vento, com a redução da sua velocidade e com a sua rotação para o quadrante de sudoeste.

Segundo o IH, este processo permitiu o transporte de água mais quente, proveniente da costa algarvia através de uma corrente costeira que contornou o cabo de Sagres e alcançou a costa vicentina, chegando mesmo até ao cabo Espichel.

Aquele organismo avança que a água mais quente registou-se entre os dias 11 e 20 de agosto na Costa Vicentina, que atingiu uma temperatura de 19,7 graus, cerca de 1,6 graus superior à média dos últimos 16 anos (2000-2015).

Nesta costa, este ano atingiu-se também um máximo histórico de 23,1 graus, a 19 agosto, superior em cerca de 1,5 graus ao máximo anteriormente registado nesse mês.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Morreu o companheiro de Nelson Mandela

    Mundo

    Ahmed Kathrada, activista e ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela contra o "apartheid" morreu hoje aos 87 anos, informou a fundação de caridade Kathrada.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.