sicnot

Perfil

País

Vários concelhos de cinco distritos com risco máximo de incêndio

Vários concelhos de cinco distritos do interior norte e centro e ainda no Sul de Portugal continental encontram-se hoje sob risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, cinco concelhos dos distritos de Castelo Branco e Viseu, e sete de Coimbra e Guarda, além de Monchique, em Faro, encontram-se com risco 'Máximo' de incêndio.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se pintado a vermelho, cor que significa risco 'Muito Elevado', e a laranja -- risco 'Elevado' -- sendo apenas sete os concelhos que se encontram com risco 'Moderado'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje o IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

O vento soprará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e de nordeste nas terras altas a partir do final da tarde.

O Instituto prevê ainda uma pequena subida de temperatura.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, descida da temperatura do ar, e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes na madrugada e manhã, com possibilidade de trovoadas.

Já para a Madeira, o Instituto prevê períodos de céu muito nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Em relação às temperaturas, o IPMA prevê para hoje como cidade mais quente Santarém, com máximas de 43 Graus Celsius, 42 em Beja e Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 39 em Lisboa, 38 em Viseu, 37 em Vila Real e Faro, 36 em Bragança, Braga e Coimbra, 35 em Guarda e Sagres, 28 no Porto e 27 em Viana do Castelo. Angra do Heroísmo e Funchal chegam aos 25 e 23 em Santa Cruz das Flores.

Lusa

  • Fogo em Montalegre reativou-se

    País

    Um incêndio no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, sofreu uma reativação esta manhã, possuindo uma frente ativa que está a ser combatida por 90 operacionais, de acordo com a informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Dominado fogo em Figueira de Castelo Rodrigo

    País

    O incêndio que lavra no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, foi dominado de acordo com informação disponível no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 06:25.

  • O tempo para hoje
    0:27

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.