sicnot

Perfil

País

Casal de Arcos de Valdevez com queimaduras na cara devido a incêndio

Um casal de Paradela, lugar já evacuado do Soajo, Arcos de Valdevez, foi transportado pelo INEM, para um hospital, com queimaduras no rosto, disse o vereador da Proteção Civil.

Olegário Gonçalves não soube o grau das queimaduras das vítimas, que foram atingidas quando combatia um incêndio junto à sua casa. Também não referiu a idade.

O vereador disse, entretanto, que a retirada dos residentes no lugar da Várzea, também no Soajo, "está para já em 'stand by', uma vez que os bombeiros tentam dominar as chamas".

Em causa estão cerca de duas dezenas de habitantes e militares da GNR, que ficaram retidos "porque o fogo tomou conta da estrada de acesso aquele lugar", em plena área do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Ainda segundo o vereador, as chamas já atingiram a parte território espanhol do parque.

Às 18:20, a página de Internet da Proteção Civil referia que estavam no local 54 bombeiros apoiados por 21 viaturas.

Lusa

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47