sicnot

Perfil

País

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Em atualização

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Um incêndio de grande dimensão levou as autoridades a dar ordem de evacuação nos lugares de Paradela e Várzea, em Arcos de Valdevez. De acordo com o comandante adjunto dos bombeiros, vários habitantes precisaram de assistência médica devido a inalação de fumo.

Segundo Delfim Mota, o incêndio é de grandes dimensões. As chamas deflagraram esta manhã em zona de povoamento florestal.

Em Paradela, não há condições neste momento para os habitantes voltarem às casas uma vez que existirão muitos estragos no local.

Entretanto, o vereador da proteção civil municipal de Arcos de Valdevez anunciou ter "mandado evacuar" também o lugar de Várzea, no Soajo.

Segundo Olegário Gonçalves em Paradela, na área do Parque Peneda Gerês (PNPG) "morreram animais", sem especificar a quantidade, e "alguns habitantes daquele lugar estiveram em risco de vida por terem ficado cercados pelas chamas".

Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 15:46, o combate aquele incêndio mobilizava 54 operacionais apoiados por 19 viaturas e dois meios aéreos.

As chamas deflagraram hoje às 9:08 em zona de povoamento florestal.

Com Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27