sicnot

Perfil

País

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Em desenvolvimento

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Um incêndio de grande dimensão levou as autoridades a dar ordem de evacuação nos lugares de Paradela e Várzea, em Arcos de Valdevez. De acordo com o comandante adjunto dos bombeiros, vários habitantes precisaram de assistência médica devido a inalação de fumo.

Segundo Delfim Mota, o incêndio é de grandes dimensões. As chamas deflagraram esta manhã em zona de povoamento florestal.

Em Paradela, não há condições neste momento para os habitantes voltarem às casas uma vez que existirão muitos estragos no local.

Entretanto, o vereador da proteção civil municipal de Arcos de Valdevez anunciou ter "mandado evacuar" também o lugar de Várzea, no Soajo.

Segundo Olegário Gonçalves em Paradela, na área do Parque Peneda Gerês (PNPG) "morreram animais", sem especificar a quantidade, e "alguns habitantes daquele lugar estiveram em risco de vida por terem ficado cercados pelas chamas".

Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 15:46, o combate aquele incêndio mobilizava 54 operacionais apoiados por 19 viaturas e dois meios aéreos.

As chamas deflagraram hoje às 9:08 em zona de povoamento florestal.

Com Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47