sicnot

Perfil

País

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Em desenvolvimento

Duas aldeias evacuadas em Arcos de Valdevez

Um incêndio de grande dimensão levou as autoridades a dar ordem de evacuação nos lugares de Paradela e Várzea, em Arcos de Valdevez. De acordo com o comandante adjunto dos bombeiros, vários habitantes precisaram de assistência médica devido a inalação de fumo.

Segundo Delfim Mota, o incêndio é de grandes dimensões. As chamas deflagraram esta manhã em zona de povoamento florestal.

Em Paradela, não há condições neste momento para os habitantes voltarem às casas uma vez que existirão muitos estragos no local.

Entretanto, o vereador da proteção civil municipal de Arcos de Valdevez anunciou ter "mandado evacuar" também o lugar de Várzea, no Soajo.

Segundo Olegário Gonçalves em Paradela, na área do Parque Peneda Gerês (PNPG) "morreram animais", sem especificar a quantidade, e "alguns habitantes daquele lugar estiveram em risco de vida por terem ficado cercados pelas chamas".

Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 15:46, o combate aquele incêndio mobilizava 54 operacionais apoiados por 19 viaturas e dois meios aéreos.

As chamas deflagraram hoje às 9:08 em zona de povoamento florestal.

Com Lusa

  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.