sicnot

Perfil

País

Fogo de Soure e Vila Verde preocupam as autoridades

Em desenvolvimento

RICARDO GRA\303\207A

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a Autoridade Nacional de Proteção Civil, depois do fogo de Leiria ter sido dominado.

Em declarações à Lusa, o segundo comandante nacional Joaquim Moura explicou que, neste momento, cerca das 07:10, existem dois incêndios que preocupam as autoridades, embora considere que ambos estão a "evoluir favoravelmente".

"O incêndio em Soure, distrito de Coimbra ainda tem duas frentes ativas, uma delas com difícil acesso. Estamos a combater com material sapador e pessoas apeado, mas está bem encaminhado. Temos 439 operacionais e 132 veículos", explicou, adiantando que o mesmo "está a evoluir favoravelmente".

Joaquim Moura salientou ainda o "excelente trabalho" dos bombeiros pois a "salvaguarda das vidas humanas foi sempre garantida".

De acordo com o responsável a segunda situação que preocupa a Proteção Civil diz respeito ao incêndio que lavra na localidade de Igreja, distrito de Braga, concelho de Vila Verde, incêndio que é combatido por 38 operacionais apoiados por 11 veículos.

Quanto ao incêndio em Colmeias, no concelho de Leiria, encontra-se em fase de resolução, o que significa que está dominado, de acordo com o responsável, avançando, no entanto, que ainda há "muito trabalho pela frente" para os 321 operacionais e 100 veículos que ainda se encontram no local.

Joaquim Moura salientou também que neste incêndio e devido ao trabalho dos bombeiros não houve "população ferida ou afetada", depois de na segunda-feira o fogo ter estado "descontrolado", chegando a colocar "casas e pecuárias em risco".

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim