sicnot

Perfil

País

GNR intensifica controlo de velocidade esta quarta-feira

Miguel Pereira da Silva / LUSA

A GNR vai intensificar, esta quarta-feira, o controlo ao excesso de velocidade através de ações de fiscalização nas vias onde este tipo de infração é mais frequente, indicou esta terça-feira a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que a operação, denominada "Mercúrio", vai decorrer em todo o país nas vias com risco acrescido de acidentes de viação, designadamente nas autoestradas e estradas situadas no interior das localidades.

Na operação, os militares vão utilizar todos os equipamentos de controlo de velocidade, sejam móveis ou fixos.

A GNR avança que este ano foram multados 107.305 condutores por excesso de velocidade, menos 20 por cento do que em igual período do ano passado, quando se tinham registado 130.298 infrações.

Segundo aquela corporação, dos 5,6 milhões de condutores controlados este ano, 107.305 circulavam em excesso de velocidade.

Aveiro (14.236), Leiria (13.169) e Lisboa (12.215) foram os distritos com mais condutores multados este ano por excesso de velocidade, avançam dados daquela força de segurança.

A GNR refere ainda que tem intensificado as ações de controlo ao excesso de velocidade, uma vez que é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, juntamente com a condução sob a influência do álcool e da não utilização dos sistemas de retenção.

Lusa

  • Sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodôvar

    País

    Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • ADSE quer poupar 29 milhões com nova tabela de preços
    2:50

    Economia

    A nova tabela de preços - que a ADSE quer que entre em vigor a 1 de março - pretende poupar 29 milhões de euros, nos cuidados de saúde prestados fora das unidades públicas aos funcionários do Estado. Os hospitais privados consideram a proposta irreal e ameaçam pôr fim aos acordos com a ADSE.

  • Paris afetada por praga de ratos
    1:03