sicnot

Perfil

País

Mais de 1.500 bombeiros combatem 13 grandes fogos

PAULO NOVAIS

Treze grandes fogos florestais em território continental, em sete distritos, estavam hoje às 19:00 a ser combatidos por mais de 1.500 operacionais, auxiliados por 501 viaturas e 14 meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.

Entre os 13 maiores incêndios destaca-se, na página da Proteção Civil, o fogo florestal na localidade de Carpinteiros, no concelho de Soure, em Coimbra, que lavra desde cerca das 15:30 de segunda-feira e que está a ser combatido por 506 operacionais, 165 viaturas e cinco meios aéreos.

No distrito de Vila Real, encontram-se em curso três incêndios florestais: um em Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena, um em Codessoso, no concelho de Boticas, e outro em Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, combatidos por um total de 289 operacionais, 87 viaturas e três meios aéreos.

Em Lomba, no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, está em curso um incêndio em mato com três frentes ativas, que lavra desde cerca das 14:00 de hoje e está a ser combatido por 127 operacionais, apoiados de 34 veículos e um meio aéreo.

Também no concelho de Gondomar, na localidade de Foz do Sousa, lavra um incêndio em povoamento com duas frentes ativas, que teve início pelas 14:30 de hoje e que está a ser combatido por 76 operacionais, apoiados por 22 viaturas.

Ainda no distrito do Porto, em Baltar, no concelho de Paredes, lavra, desde perto das 15:00, um fogo em mato com três frentes ativas e que está a ser combatido por 61 operacionais e 17 meios terrestres.

No distrito de Viana do Castelo, estão ativos dois incêndios, um no concelho de Ponte de Lima e outro no concelho de Arcos de Valdevez, combatidos por um total de 112 bombeiros, auxiliados por 40 veículos e um meio aéreo.

Já no distrito de Braga lavram dois incêndios, um no concelho de Cabeceiras de Basto, que mobiliza 108 operacionais, 40 viaturas e três meios aéreos, e outro no concelho de Vieira Do Minho, combatido por 68 bombeiros e 25 veículos.

Outros dos 13 incêndios lavram nos distritos de Évora -- fogo no concelho de Vila Viçosa que mobiliza 92 bombeiros, 27 meios terrestres e um meio aéreo - e de Bragança, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, combatido por 113 operacionais e 44 veículos.

A Proteção Civil destaca na sua página da Internet como ocorrências importantes os fogos florestais com mais de três horas e com mais de 15 meios.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.