sicnot

Perfil

País

Mais de 1.500 bombeiros combatem 13 grandes fogos

PAULO NOVAIS

Treze grandes fogos florestais em território continental, em sete distritos, estavam hoje às 19:00 a ser combatidos por mais de 1.500 operacionais, auxiliados por 501 viaturas e 14 meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.

Entre os 13 maiores incêndios destaca-se, na página da Proteção Civil, o fogo florestal na localidade de Carpinteiros, no concelho de Soure, em Coimbra, que lavra desde cerca das 15:30 de segunda-feira e que está a ser combatido por 506 operacionais, 165 viaturas e cinco meios aéreos.

No distrito de Vila Real, encontram-se em curso três incêndios florestais: um em Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena, um em Codessoso, no concelho de Boticas, e outro em Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, combatidos por um total de 289 operacionais, 87 viaturas e três meios aéreos.

Em Lomba, no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, está em curso um incêndio em mato com três frentes ativas, que lavra desde cerca das 14:00 de hoje e está a ser combatido por 127 operacionais, apoiados de 34 veículos e um meio aéreo.

Também no concelho de Gondomar, na localidade de Foz do Sousa, lavra um incêndio em povoamento com duas frentes ativas, que teve início pelas 14:30 de hoje e que está a ser combatido por 76 operacionais, apoiados por 22 viaturas.

Ainda no distrito do Porto, em Baltar, no concelho de Paredes, lavra, desde perto das 15:00, um fogo em mato com três frentes ativas e que está a ser combatido por 61 operacionais e 17 meios terrestres.

No distrito de Viana do Castelo, estão ativos dois incêndios, um no concelho de Ponte de Lima e outro no concelho de Arcos de Valdevez, combatidos por um total de 112 bombeiros, auxiliados por 40 veículos e um meio aéreo.

Já no distrito de Braga lavram dois incêndios, um no concelho de Cabeceiras de Basto, que mobiliza 108 operacionais, 40 viaturas e três meios aéreos, e outro no concelho de Vieira Do Minho, combatido por 68 bombeiros e 25 veículos.

Outros dos 13 incêndios lavram nos distritos de Évora -- fogo no concelho de Vila Viçosa que mobiliza 92 bombeiros, 27 meios terrestres e um meio aéreo - e de Bragança, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, combatido por 113 operacionais e 44 veículos.

A Proteção Civil destaca na sua página da Internet como ocorrências importantes os fogos florestais com mais de três horas e com mais de 15 meios.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.