sicnot

Perfil

País

Mais de 800 operacionais combatem três grandes fogos, o maior em Soure

Um total de 864 operacionais, apoiados por 265 veículos, combatiam esta madrugada três grandes incêndios, sendo o de Soure, distrito de Coimbra, o que mobiliza mais meios, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Pelas 4:35, um total de 421 operacionais e 129 meios terrestres combatiam um incêndio em mato com duas frentes na localidade de Carpinteiros, concelho de Soure, que começou às 15:33 de segunda-feira.

Ao início da noite de segunda-feira, o presidente da câmara de Soure informava a agência Lusa que as chamas já tinham consumido "mais de 500 hectares" e passaram perto de habitações na localidade de Degracias, sem registo de danos.

Em Leiria, 328 operacionais, apoiados por 104 veículos, combatem um incêndio na localidade Colmeias.

Dos três fogos destacados pela ANPC, o de Vila Real é o que mobiliza menos meios: 115 operacionais e 32 veículos para fazerem frente às chamas, com duas frentes ativas, na localidade de Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A Proteção Civil destaca na sua página como "ocorrências importantes" os fogos em Portugal continental com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21