sicnot

Perfil

País

Papa vê congresso em Fátima como momento importante para centenário das aparições

O cardeal José Saraiva Martins, enviado especial do papa Francisco, afirmou que o sumo pontífice vê o congresso internacional que começou esta terça-feira em Fátima como momento importante na preparação do centenário das aparições.

Na abertura do 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional que começou hoje em Fátima, concelho de Ourém, o cardeal português José Saraiva Martins sublinhou a importância com que o papa Francisco olha para este evento, no contexto do centenário das aparições de Fátima.

"O papa Francisco manifesta a sua esperança para que estes dias de oração, meditação e reflexão permitam aos estudiosos aqui presentes e a todos os participantes trazer uma nova luz sobre a inspiração que a figura de Maria pode trazer ao mundo, nas atuais circunstâncias do nosso tempo", destacou o cardeal.

A mensagem de Fátima, sublinhou José Saraiva Martins, goza "hoje de maior atualidade", indicando um "caminho a seguir para resolver os grandes problemas morais e religiosos que afligem os homens dos nossos tempos".

Pelo "rico conteúdo" dessa mesma mensagem, Fátima "deve ser vista não só como altar do mundo, mas também como a cátedra do mundo", enfatizou.

Durante o congresso, que integra o programa de celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, serão apresentados e discutidos os resultados de um estudo da documentação inerente à história do evento mariofânico ocorrido em Fátima.

"Olhando os sinais do tempo do século XX, Fátima encontra-se entre os maiores e anuncia na sua mensagem muitos dos restantes sinais", realçou o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, considerando que, "talvez só hoje", passado um século, se está em condições de se compreender "com maior profundidade a verdade e todo o alcance desta mensagem para a Igreja e para a humanidade".

Discursando também na sessão de abertura, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas salientou que o congresso que se realiza em Fátima até domingo permitirá fazer um balanço "dos estudos científicos feitos até à data, aprofundar as várias dimensões da mensagem" e refletir "sobre a atualidade dessa mensagem".

A realização do congresso, no contexto do centenário das aparições, "vem sublinhar a convicção de que a celebração deste jubileu é desafio e oportunidade para um estudo científico pluridisciplinar de Fátima", afirmou o reitor do Santuário.

O Santuário de Fátima recebe o 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional entre hoje e domingo, sendo presidido pelo enviado especial do Papa, o cardeal José Saraiva Martins.

Promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas dos diversos países, o congresso tem como tema "O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade".

Em 2017, ano em que se comemora o centenário das aparições, é esperada a presença em Fátima do papa Francisco.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.