sicnot

Perfil

País

Agentes da PSP agredidos no Vale da Amoreira estavam à civil

Os elementos da PSP agredidos esta quarta-feira quando tentavam identificar um homem no Vale da Amoreira, na Moita, que acabou por ser morto a tiro, "seguiam à civil e numa viatura descaracterizada", disse à Lusa fonte policial.

"Os dois elementos da PSP, que costumam fazer notificações e pertencem à Esquadra de Investigação Criminal do Barreiro, seguiam à civil numa viatura descaraterizada. Ao verem o indivíduo na rua, que seguia a pé, suspeitaram que tinha um mandado de detenção", disse à Lusa a comissária Maria do Céu, do comando da PSP de Setúbal.

Segundo a mesma fonte, os agentes da PSP identificaram-se perante o homem, mas já não conseguirem identificá-lo.

"Os agentes nem o chegaram a identificar. Sem que nada o fizesse prever, o indivíduo agrediu os agentes com um machado e uma faca. O agente da PSP foi obrigado a disparar em legítima defesa", acrescentou.

O homem, de 51 anos, natural da Guiné, acabou por morrer no local, enquanto os agentes da PSP, de 50 e 47 anos, foram transportados para o hospital do Barreiro.

"Um agente sofreu ferimentos com um machado e uma faca na zona do peito, perto do pescoço. Está internado no hospital, mas não corre risco de vida. O outro elemento da PSP sofreu apenas um corte ligeiro no braço, conseguiu escapar", salientou.

A Polícia Judiciária esteve no local a investigar e já ouviu o agente que sofreu apenas um corte no braço, que se encontra "muito abalado" com a ocorrência.

O alerta para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal foi dado às 10:44, para o caso que ocorreu na Avenida Almada Negreiros, no Vale da Amoreira, concelho da Moita.

Segundo a mesma fonte, estiveram no local 39 operacionais e 10 veículos da PSP, GNR, dos bombeiros da Moita, do Sul e Sueste e Salvação Pública, do Barreiro.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".