sicnot

Perfil

País

BE destaca papel de Barbosa de Melo na elaboração da Constituição

Ant\303\263nio Cotrim

O Bloco de Esquerda exprimiu esta quarta-feira o seu pesar pela morte do antigo Presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo e destacou a sua importância na elaboração da atual Constituição.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu esta quarta-feira, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

Numa mensagem assinada pelo deputado do BE e vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza, o Bloco endereça o seu pesar à família e ao PSD.

"Exprimindo o seu pesar pela morte de Barbosa de Melo, queremos destacar, no seu vastíssimo trajeto, o facto de ter sido um dos constituintes mais influentes na elaboração da Constituição da República e um eminente jurista que deu à causa da descentralização um contributo inabalável", refere José Manuel Pureza.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Lusa

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.