sicnot

Perfil

País

Bandeira da AR a meia haste pela morte de Barbosa de Melo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou esta quarta-feira "profunda consternação" pela morte de António Barbosa de Melo, que "foi Presidente de todos os deputados", tendo a bandeira do parlamento sido colocada a meia haste.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra, tendo fonte oficial do gabinete de Ferro Rodrigues adiantado à agência Lusa que a bandeira da Assembleia da República foi colocada a meia haste.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento do Professor Doutor António Barbosa de Melo", pode ler-se na nota do presidente da Assembleia da República a que agência Lusa teve acesso, que será enviada ao PSD e à família de Barbosa de Melo, para além de colocada no site do parlamento.

Ferro Rodrigues afirma que o antigo presidente da Assembleia da República "foi sempre respeitado por todos" e, recordando que exerceu o mandato de deputado nessa legislatura, pode testemunhar que Barbosa de Melo "foi Presidente de todos os deputados".

"Barbosa de Melo foi Presidente da Assembleia da República entre 1991 e 1995, e ainda hoje é recordado por parlamentares e funcionários como um Presidente excecional, um homem de diálogo, de grande cultura e cordialidade", destaca.

Para o presidente da Assembleia da República, trata-se de "um grande nome da política democrática e do ensino do Direito".

"Em meu nome e em nome da Assembleia da República quero expressar à família, aos amigos e ao PSD, partido de que foi fundador, o meu mais sentido pesar", conclui.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também Deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.