sicnot

Perfil

País

Bandeira da AR a meia haste pela morte de Barbosa de Melo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou esta quarta-feira "profunda consternação" pela morte de António Barbosa de Melo, que "foi Presidente de todos os deputados", tendo a bandeira do parlamento sido colocada a meia haste.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra, tendo fonte oficial do gabinete de Ferro Rodrigues adiantado à agência Lusa que a bandeira da Assembleia da República foi colocada a meia haste.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento do Professor Doutor António Barbosa de Melo", pode ler-se na nota do presidente da Assembleia da República a que agência Lusa teve acesso, que será enviada ao PSD e à família de Barbosa de Melo, para além de colocada no site do parlamento.

Ferro Rodrigues afirma que o antigo presidente da Assembleia da República "foi sempre respeitado por todos" e, recordando que exerceu o mandato de deputado nessa legislatura, pode testemunhar que Barbosa de Melo "foi Presidente de todos os deputados".

"Barbosa de Melo foi Presidente da Assembleia da República entre 1991 e 1995, e ainda hoje é recordado por parlamentares e funcionários como um Presidente excecional, um homem de diálogo, de grande cultura e cordialidade", destaca.

Para o presidente da Assembleia da República, trata-se de "um grande nome da política democrática e do ensino do Direito".

"Em meu nome e em nome da Assembleia da República quero expressar à família, aos amigos e ao PSD, partido de que foi fundador, o meu mais sentido pesar", conclui.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também Deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.