sicnot

Perfil

País

Chamas continuam a lavrar "com violência" em Boticas

O presidente da Câmara de Boticas disse à agência Lusa que o incêndio no concelho continua a lavrar com "muita violência", tendo sido mobilizados mais meios para o terreno, onde estão agora 244 operacionais e 72 viaturas.

Este fogo, que deflagrou na zona de Codessoso, no concelho de Boticas, lavra desde as 16:17 de segunda-feira, já queimou uma vasta área de pinhal e obrigou à retirada das pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, da aldeia de Torneiros.

"Continua a arder com muita intensidade porque está muito vento, a temperatura não baixa, está a arder com muita violência, não permitindo a aproximação dos operacionais, e nem as máquinas conseguem atuar", afirmou o presidente Fernando Queiroga.

Segundo o autarca, o fogo está a avançar para os territórios das aldeias de Sodradelo, Valdegas e Pinho e poderá passar para o concelho de Chaves.

Fernando Queiroga disse que o combate às chamas foi reforçado esta noite com mais homens que estão a ser posicionados no terreno. Para o combate a este fogo foram mobilizados 244 operacionais, que contam com o apoio de 72 viaturas.

O presidente acrescentou que se prevê um novo reforço de meios por volta das 06:00.

A página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil dava conta de 11 incêndios ativos no distrito de Vila Real, pelas 22:30, que mobilizam 538 operacionais e 154 viaturas.

No distrito, os fogos que fustigam os concelhos de Ribeira de Pena e de Vila Pouca de Aguiar estão também a preocupar as populações e autoridades, que se queixam das muitas ignições e da necessidade de dispersar meios.

O fogo que deflagrou em Alvadia, Ribeira de Pena, mobiliza 152 operacionais e 39 viaturas. No combate às chamas em Vila Pouca de Aguiar, que tiveram início em Soutelinho do Mezio, estão 92 operacionais e 28 viaturas.

Estes fogos condicionaram as estradas entre os dois municípios, tendo havido necessidade de cortar a Autoestrada 7 (A7), no sentido Ribeira de Pena/ Vila Pouca de Aguiar e de fechar a aérea de serviço do Alvão, onde o fogo rondou os depósitos de combustível.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC