sicnot

Perfil

País

Fogo na Guarda progride em zona de "poucos acessos"

O incêndio florestal que lavra no concelho da Guarda, na freguesia de Trinta e Corujeira, tem uma frente ativa e progride numa zona de "poucos acessos", disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, pelas 21:35, o fogo, que começou às 13:34 numa zona de mato, apresentava "uma frente ativa com cerca de dois quilómetros" e lavrava numa zona de acessos difíceis para homens e viaturas.

Durante a tarde as chamas rodearam as aldeias de Corujeira e Trinta, mas não atingiram habitações.

"Na Corujeira, [o fogo] chegou mesmo às casas, esteve dentro do povo, mas não causou danos em habitações", disse José Morgado, secretário da Junta de Freguesia de Corujeira e Trinta.

O autarca referiu ainda à Lusa que as chamas destruíram palheiras e casas de quintas que se encontravam desabitadas.

De acordo com a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, pelas 21:44 o fogo estava a ser combatido por 115 operacionais, auxiliados por 33 veículos.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.