sicnot

Perfil

País

Pescador mordido por tubarão ao largo de Peniche está "estável"

O pescador que foi mordido por um tubarão esta quarta-feira ao largo de Peniche e foi resgatado para terra de urgência está "estável", informou fonte da Força Aérea.

"O estado do pescador é estável", afirmou à agência Lusa Rui Roque, porta-voz da Força Aérea Portuguesa, entidade que resgatou a vítima do mar para terra, através de um helicóptero.

O helicóptero aterrou pelas 17:30 na base aérea do Montijo.

O alerta foi dado a 150 milhas a oeste de Peniche pela embarcação da qual o homem é tripulante, dando conta de que o pescador de 55 anos, de nacionalidade portuguesa, "teria sido mordido por um tubarão da espécie tintureira, de 40 quilogramas, na perna esquerda e se encontrava com hemorragia controlada", disse fonte da Marinha à agência Lusa.

A mesma fonte esclareceu que o acidente ocorreu quando o pescador estava na faina.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o Instituto Nacional de Emergência Médica - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar, iniciou então uma operação de resgate.

O pescador foi levado para o Hospital de São José, em Lisboa.

O homem é tripulante da embarcação "Parma", registada na Horta (Açores), mas que costuma fazer escala no Porto de Peniche (distrito de Leiria) para trocar de tripulação, fazer descarga de pescado ou reabastecer.

De acordo com fonte da Marinha, este é o segundo caso de um pescador mordido por tubarão registado este ano.

O primeiro ocorreu a 26 de julho ao largo da Póvoa de Varzim.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.