sicnot

Perfil

País

Pescador mordido por tubarão ao largo de Peniche está "estável"

O pescador que foi mordido por um tubarão esta quarta-feira ao largo de Peniche e foi resgatado para terra de urgência está "estável", informou fonte da Força Aérea.

"O estado do pescador é estável", afirmou à agência Lusa Rui Roque, porta-voz da Força Aérea Portuguesa, entidade que resgatou a vítima do mar para terra, através de um helicóptero.

O helicóptero aterrou pelas 17:30 na base aérea do Montijo.

O alerta foi dado a 150 milhas a oeste de Peniche pela embarcação da qual o homem é tripulante, dando conta de que o pescador de 55 anos, de nacionalidade portuguesa, "teria sido mordido por um tubarão da espécie tintureira, de 40 quilogramas, na perna esquerda e se encontrava com hemorragia controlada", disse fonte da Marinha à agência Lusa.

A mesma fonte esclareceu que o acidente ocorreu quando o pescador estava na faina.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o Instituto Nacional de Emergência Médica - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar, iniciou então uma operação de resgate.

O pescador foi levado para o Hospital de São José, em Lisboa.

O homem é tripulante da embarcação "Parma", registada na Horta (Açores), mas que costuma fazer escala no Porto de Peniche (distrito de Leiria) para trocar de tripulação, fazer descarga de pescado ou reabastecer.

De acordo com fonte da Marinha, este é o segundo caso de um pescador mordido por tubarão registado este ano.

O primeiro ocorreu a 26 de julho ao largo da Póvoa de Varzim.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47