sicnot

Perfil

País

António Costa diz que estará em breve mais três vezes com Temer

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o seu encontro com o Presidente brasileiro, na quarta-feira, foi meramente "formal", mas salientou que, em breve, segue-se uma intensa agenda luso-brasileira, estando com Michel Temer em três cimeiras.

António Costa falava aos jornalistas a meio da sua visita às instalações dos atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, depois de interrogado sobre o caráter do seu encontro com o chefe de Estado brasileiro, que foi contestado sobretudo pelo Bloco de Esquerda.

Com Michel Temer, segundo o líder do executivo português, na quarta-feira, teve "um encontro formal de cortesia no âmbito da receção que o Presidente do Brasil ofereceu aos chefes das delegações internacionais presentes nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro".

No entanto, logo a seguir, António Costa referiu que, no início de novembro, haverá "uma cimeira entre os governos português e brasileiro, a qual está a ser intensamente preparada".

"Uma cimeira que terá lugar a seguir às cimeiras da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), também em Brasília, e a outra que junta os países ibero-americanos. Por outro lado, já em outubro, três membros do Governo português estarão no Brasil numa missão para captação de investimento, visitando Belo Horizonte, Rio de Janeiro", apontou o primeiro-ministro.

António Costa salientou então que entre Portugal e o Brasil haverá "uma agenda muito intensa em breve, com três dimensões distintas: a ibero-americana, a lusófona e a bilateral luso-brasileira".

"Serão três momentos em que estaremos certamente juntos", disse, numa alusão a Michel Temer.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.