sicnot

Perfil

País

António Costa diz que estará em breve mais três vezes com Temer

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o seu encontro com o Presidente brasileiro, na quarta-feira, foi meramente "formal", mas salientou que, em breve, segue-se uma intensa agenda luso-brasileira, estando com Michel Temer em três cimeiras.

António Costa falava aos jornalistas a meio da sua visita às instalações dos atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, depois de interrogado sobre o caráter do seu encontro com o chefe de Estado brasileiro, que foi contestado sobretudo pelo Bloco de Esquerda.

Com Michel Temer, segundo o líder do executivo português, na quarta-feira, teve "um encontro formal de cortesia no âmbito da receção que o Presidente do Brasil ofereceu aos chefes das delegações internacionais presentes nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro".

No entanto, logo a seguir, António Costa referiu que, no início de novembro, haverá "uma cimeira entre os governos português e brasileiro, a qual está a ser intensamente preparada".

"Uma cimeira que terá lugar a seguir às cimeiras da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), também em Brasília, e a outra que junta os países ibero-americanos. Por outro lado, já em outubro, três membros do Governo português estarão no Brasil numa missão para captação de investimento, visitando Belo Horizonte, Rio de Janeiro", apontou o primeiro-ministro.

António Costa salientou então que entre Portugal e o Brasil haverá "uma agenda muito intensa em breve, com três dimensões distintas: a ibero-americana, a lusófona e a bilateral luso-brasileira".

"Serão três momentos em que estaremos certamente juntos", disse, numa alusão a Michel Temer.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..