sicnot

Perfil

País

Bloco pede divulgação do inquérito à morte de militar em curso dos Comandos

O Bloco de Esquerda (BE) pediu esta quinta-feira ao Governo que divulgue o relatório do inquérito à morte de um militar no curso de Comandos do Exército, no domingo, questionando se "os abusos continuam" apesar de situações semelhantes no passado.

Num requerimento entregue esta quinta-feira na Assembleia da República, a bancada bloquista pede acesso, através do Ministério da Defesa Nacional, ao relatório do inquérito instaurado pelo chefe do Estado-Maior do Exército à morte do jovem, "a fim de conhecer as causas e os procedimentos que estiveram na origem deste trágico episódio".

Um homem morreu no domingo, na sequência de um "golpe de calor" durante um treino dos Comandos, e diversos outros receberam assistência hospitalar, estando ainda internados cinco: um no Curry Cabral - e que hoje se encontrava em lista de espera para transplante hepático -, três no Hospital das Forças Armadas e outro no Hospital da Cruz Vermelha.

No pedido, os deputados João Vasconcelos e Pedro Filipe Soares consideram essencial que o inquérito "apure todas as responsabilidades".

"Já no passado, o país foi confrontado com exercícios em cursos de Comandos que não respeitavam a integridade dos formandos. Foi isso que se repetiu", perguntam os bloquistas.

Para o BE, "se assim for, só prova que no passado não se fez tudo o que se deveria ter feito e que os problemas apenas foram omitidos, para os abusos continuarem a ser perpetrados".

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, anunciou hoje que os cursos de Comandos do Exército vão ficar suspensos até ao final do inquérito à morte do militar, mas o Exército já esclareceu que o curso atualmente a decorrer - o 127.º - vai manter-se de forma "controlada e adaptada" e que apenas os próximos cursos é que vão ser suspensos até conclusão dos inquéritos em curso.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.