sicnot

Perfil

País

Condições do terreno dificultam combate a fogo em Monchique

LUSA

O incêndio em Fóia, concelho de Monchique, no distrito de Faro, tinha na madrugada de hoje duas frentes ativas, divididas em quatro setores, com a orografia do terreno a dificultar o combate às chamas, disse o comandante operacional distrital.

Em declarações à agência Lusa pelas 4:00, o comandante operacional distrital de Faro, Vaz Pinto, explicou que a reativação do incêndio às 19:57 foi "muito explosiva" e que o combate estava "a desenrolar-se numa área bastante difícil".

Por medidas de precaução foram retiradas das suas casas oito pessoas, algumas com mobilidade reduzida, as quais foram realojadas em casas de familiares ou num lar pela proteção civil, indicou a mesma fonte.

O comandante Vaz Pinto disse ainda que "algumas habitações dispersas foram afetadas, mas nenhuma ardeu", sublinhando que "apenas algumas ruínas ou casas desabitadas foram afetadas".

Este fogo mobilizava hoje por volta das 04:00 um total de 268 operacionais, apoiados por 88 meios.

Quatro incêndios em Portugal Continental, nos distritos de Guarda, Bragança, Vila Real e Faro, mobilizavam àquela hora cerca de 750 operacionais apoiados por 249 meios terrestres.

Lusa

  • Incêndio em Freixo de Espada à Cinta obriga a evacuação de lar de idosos
    0:35

    País

    Em Freixo de Espada à Cinta, distrito de Braga, um incêndio reacendeu e chegou a estar muito próximo das habitações e animais de gado. Um lar de idosos teve de ser evacuado por precaução. Mais de 200 bombeiros combatem as chamas. O fogo foi dado como dominado mas reacendeu durante a tarde de ontem e mantém-se com quatro frentes ativas. As chamas consomem sobretudo mato e mobilizam mais de 80 meios terrestres.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16