sicnot

Perfil

País

Exposição dos militares ao calor pode ter sido demasiado rápida

Exposição dos militares ao calor pode ter sido demasiado rápida

O fisiologista Paulo Armada defende que os treinos dos comandos devem ter mais planeamento quando são realizados com temperaturas extremas.

O Exército suspendeu os próximos cursos de comandos até conclusão dos inquéritos ao que aconteceu no passado domingo. Um aluno morreu devido a um golpe de calor e 11 foram internados - um deles ainda está em estado grave e precisa de um tranplante do fígado.

No Primeiro Jornal, o especialista em fisiologia e professor da Faculdade de Motricidade Humana admitiu que os militares podem não ter tido tempo suficiente para se adaptarem ao clima.

  • Porta-voz do exército diz que dois militares devem ter alta em breve
    0:53

    País

    Dois dos cinco militares do curso de comandos podem vir a ter alta nos próximos dias. É pelo menos essa a expectativa do exército. Quatro estão internados no hospital das Forças Armadas e o quinto, o caso mais grave, está em fila de espera, o Curry Cabral, npara receber um transplante de fígado.

  • Sepultado militar que morreu em treino do curso de comandos
    2:06

    País

    A justiça está a investigar a morte do militar dos comandos durante um treino. O Ministério Público quer apurar se houve abuso e negligência dos comandantes num dia com temperaturas acima dos 40 graus. O funeral de Hugo Abreu realizou-se esta manhã na Ribeira Brava, na Madeira. Os pais, emigrantes em França, chegaram esta segunda-feira a Portugal e, desde então, têm estado a receber acompanhamento psicológico no Estado Maior do Exército, como explicou à SIC o porta-voz do Exército, tenente-coronel Vicente Pereira.

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.