sicnot

Perfil

País

Exposição dos militares ao calor pode ter sido demasiado rápida

Exposição dos militares ao calor pode ter sido demasiado rápida

O fisiologista Paulo Armada defende que os treinos dos comandos devem ter mais planeamento quando são realizados com temperaturas extremas.

O Exército suspendeu os próximos cursos de comandos até conclusão dos inquéritos ao que aconteceu no passado domingo. Um aluno morreu devido a um golpe de calor e 11 foram internados - um deles ainda está em estado grave e precisa de um tranplante do fígado.

No Primeiro Jornal, o especialista em fisiologia e professor da Faculdade de Motricidade Humana admitiu que os militares podem não ter tido tempo suficiente para se adaptarem ao clima.

  • Porta-voz do exército diz que dois militares devem ter alta em breve
    0:53

    País

    Dois dos cinco militares do curso de comandos podem vir a ter alta nos próximos dias. É pelo menos essa a expectativa do exército. Quatro estão internados no hospital das Forças Armadas e o quinto, o caso mais grave, está em fila de espera, o Curry Cabral, npara receber um transplante de fígado.

  • Sepultado militar que morreu em treino do curso de comandos
    2:06

    País

    A justiça está a investigar a morte do militar dos comandos durante um treino. O Ministério Público quer apurar se houve abuso e negligência dos comandantes num dia com temperaturas acima dos 40 graus. O funeral de Hugo Abreu realizou-se esta manhã na Ribeira Brava, na Madeira. Os pais, emigrantes em França, chegaram esta segunda-feira a Portugal e, desde então, têm estado a receber acompanhamento psicológico no Estado Maior do Exército, como explicou à SIC o porta-voz do Exército, tenente-coronel Vicente Pereira.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Viver em Évora
    5:11
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.