sicnot

Perfil

País

Fogos em Monchique e na Guarda são os mais preocupantes

FILIPE FARINHA

O incêndio que desde sábado lavra em Monchique, no Algarve, e um outro no concelho da Guarda são os dois fogos que às 15:30 desta quinta-feira eram considerados mais preocupantes, de acordo com a página da Proteção Civil na internet.

O incêndio de Fóia, no concelho de Monchique, no distrito de Faro, começou na tarde de sábado, já foi dado com dominado, mas registou um reacendimento na quarta-feira, perto das 20:00, tendo levado à evacuação de localidades.

Às 15:30 este fogo queimava mato e tinha duas frentes ativas, sendo combatido por 409 operacionais, ajudados por 141 meios em terra, além de quatro helicópteros e cinco aviões.

Na localidade de Corujeira, no concelho e distrito da Guarda, um fogo lavra em mato desde o princípio da tarde de quarta-feira, agora com uma frente ativa.

No combate estão 141 operacionais, ajudados por 41 meios terrestres e quatro meios aéreos.

A Proteção Civil considera como "ocorrências importantes" os fogos florestais com mais de três horas e mais de 15 meios.

O incêndio que começou na segunda-feira em Soutelinho do Mezio, freguesia de Telões, em Vila Pouca de Aguiar, foi dado como dominado às 10:57 desta quinta-feira, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".