sicnot

Perfil

País

Quase 2.500 operacionais combatem 78 incêndios no país

FILIPE FARINHA

Quase 2.500 bombeiros combatiam, às 21:00, 78 incêndios em Portugal continental, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, que destaca na sua página dois fogos, nomeadamente em Monchique e em Esposende.

Em Monchique, no distrito de Faro, 603 operacionais, apoiados por 195 meios terrestres, combatem um incêndio, que se reativou na quarta-feira à tarde, depois de ter sido dado como extinto no domingo, e que permanece com três frentes ativas.

O comandante distrital de operações de socorro de Faro, Vítor Vaz Pinto, perspetivou hoje que a "noite não será amiga dos bombeiros" no combate ao incêndio florestal em Monchique, que já chegou ao município de Portimão.

Em Esposende, no distrito de Braga, um fogo, com início às 15:32 na localidade de Monte de São Lourenço, permanece com três frentes ativas e está a ser combatido por 94 operacionais, apoiados por 35 meios terrestres.

Dos 78 incêndios, que existiam às 21:00, 19 registavam-se no distrito de Braga, 13 no Porto e 11 em Braga.

No total, 2.381 operacionais, apoiados por 769 meios terrestres, participam no combate aos fogos.

Lusa

  • Vídeo amador mostra coluna de fumo perto de Portimão
    1:11

    País

    O incêndio em Montes de Cima foi dos que mais preocupou e está ainda a preocupar os bombeiros da zona de Portimão. Surgem agora algumas imagens, partilhadas nas redes sociais.O vídeo mostra a dimensão das chamas, o céu totalmente negro e uma enorme coluna de fumo, com as chamas bem perto das habitações.

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.