sicnot

Perfil

País

Três povoações e um hotel evacuados em Portimão

FILIPE FARINHA/LUSA

As povoações do Carriçal, Moinho da Rocha e Tabual e o hotel Pestana junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foram evacuados esta tarde devido ao incêndios no Algarve.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, um total de 28 pessoas das três localidades e um número ainda não determinado de hóspedes do hotel Pestana Algarve Race, foram retirados por precaução, face à intensidade do fumo que se regista na área, num fogo que tem uma frente "bastante extensa".

No hotel ficaram apenas 10 funcionários que, garante o CDOS, não estão em perigo.

Segundo o CDOS, que deslocou o posto de comando para o Autódromo do Algarve, está a ser solicitado aos habitantes de Montes de Cima que saiam de casa, por uma questão de precaução.

A dificuldade de combate é acentuada devido ao forte vento que se faz sentir na área.

O fogo, que se reacendeu na última noite em Monchique, evoluiu para sul, para o concelho de Portimão, obrigando ao encerramento das estradas Senhora do Verde -- Casais e no sítio do Carriçal.

O combate às chamas obrigou ainda à deslocação do posto de comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil em Fóia, Monchique, para o Autódromo Internacional do Algarve.

No combate às chamas estão empenhados 405 operacionais de varias corporações do país, apoiados por 125 veículos, nove meios aéreos e 12 máquinas de rasto.

Com Lusa

  • "Tivemos cinco minutos para arrumar tudo e ir para o autódromo"
    4:17

    País

    O hotel Pestana Race junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foi evacuado esta tarde devido ao incêndios florestais. Uma colaboradora do hotel, esteve em direto na Edição da Tarde da SIC Notícias para falar sobre a situação."Filipa" diz que as autoridades estão "fazer bem o seu trabalho" e que as chamas já estão controladas. A colaboradora do hotel realça o facto de ter tido apenas "cinco minutos para arrumar tudo e ir para o autódromo".

  • Vento forte empurra fogo em Monchique para sul
    1:26

    País

    O fogo na Serra de Monchique continua sem dar tréguas aos bombeiros. Esta tarde, a estrada entre Monchique e Alvor, no concelho de Portimão, estava cortada ao trânsito, como relata o repórter Luís Godinho.

  • Fogo surpreende habitantes de Montes de Cima
    2:06

    País

    Na localidade de Montes de Cima, Portimão, o incêndio surpreendeu os habitantes. Há casas evacuadas e o combate às chamas está a ser dificultado pelo vento. Eis o relato feito esta tarde pelo repórter João Tiago.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.