sicnot

Perfil

País

Três povoações e um hotel evacuados em Portimão

FILIPE FARINHA/LUSA

As povoações do Carriçal, Moinho da Rocha e Tabual e o hotel Pestana junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foram evacuados esta tarde devido ao incêndios no Algarve.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, um total de 28 pessoas das três localidades e um número ainda não determinado de hóspedes do hotel Pestana Algarve Race, foram retirados por precaução, face à intensidade do fumo que se regista na área, num fogo que tem uma frente "bastante extensa".

No hotel ficaram apenas 10 funcionários que, garante o CDOS, não estão em perigo.

Segundo o CDOS, que deslocou o posto de comando para o Autódromo do Algarve, está a ser solicitado aos habitantes de Montes de Cima que saiam de casa, por uma questão de precaução.

A dificuldade de combate é acentuada devido ao forte vento que se faz sentir na área.

O fogo, que se reacendeu na última noite em Monchique, evoluiu para sul, para o concelho de Portimão, obrigando ao encerramento das estradas Senhora do Verde -- Casais e no sítio do Carriçal.

O combate às chamas obrigou ainda à deslocação do posto de comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil em Fóia, Monchique, para o Autódromo Internacional do Algarve.

No combate às chamas estão empenhados 405 operacionais de varias corporações do país, apoiados por 125 veículos, nove meios aéreos e 12 máquinas de rasto.

Com Lusa

  • "Tivemos cinco minutos para arrumar tudo e ir para o autódromo"
    4:17

    País

    O hotel Pestana Race junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foi evacuado esta tarde devido ao incêndios florestais. Uma colaboradora do hotel, esteve em direto na Edição da Tarde da SIC Notícias para falar sobre a situação."Filipa" diz que as autoridades estão "fazer bem o seu trabalho" e que as chamas já estão controladas. A colaboradora do hotel realça o facto de ter tido apenas "cinco minutos para arrumar tudo e ir para o autódromo".

  • Vento forte empurra fogo em Monchique para sul
    1:26

    País

    O fogo na Serra de Monchique continua sem dar tréguas aos bombeiros. Esta tarde, a estrada entre Monchique e Alvor, no concelho de Portimão, estava cortada ao trânsito, como relata o repórter Luís Godinho.

  • Fogo surpreende habitantes de Montes de Cima
    2:06

    País

    Na localidade de Montes de Cima, Portimão, o incêndio surpreendeu os habitantes. Há casas evacuadas e o combate às chamas está a ser dificultado pelo vento. Eis o relato feito esta tarde pelo repórter João Tiago.

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.