sicnot

Perfil

País

Vinte e um concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Vinte e um concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Viseu encontram-se hoje sob risco Máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco Máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria), Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia e Fornos de Algodres (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire (Viseu).

O Instituto colocou também em risco Elevado e Muito Elevado de incêndios vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Quanto à Madeira, o Instituto colocou os concelhos de Machico e Santa Cruz em risco Elevado de incêndio e o resto da ilha e do Porto Santo em risco 'Moderado'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado nas regiões norte e centro até meio da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 70 quilómetros por hora, em especial durante a tarde.

A previsão aponta ainda para descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões do interior norte e centro e no Alentejo.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas, a partir da tarde e vento fraco a moderado de nordeste.

Nos Açores está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos a partir da tarde no grupo oriental e vento fraco a bonançoso.

Quanto ás temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 14 e 25, em Bragança entre 14 e 29, na Guarda entre 13 e 24, em Coimbra entre 16 e 24, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 16 e 26, em Leiria entre 16 e 23, em Évora e Beja entre 16 e 30, em Faro entre 20 e 33, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 20 e 27.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.