sicnot

Perfil

País

Mais de 650 professores continuam com horário zero

O Ministério da Educação anunciou esta sexta-feira que foram preenchidos mais 1.120 horários completos e incompletos de professores, ficando ainda 667 docentes com horário zero.

Os resultados correspondem à primeira reserva de recrutamento, seguindo-se, nas próximas semanas, mais colocações através da reserva de recrutamento e contratação de escola.

De acordo com o ministério, foram colocados 165 docentes através do recurso a professores de carreira que estavam sem componente letiva, os chamados horários zero.

"Foram ainda retirados de concurso de reserva de recrutamento 747 docentes de carreira que ficaram colocados" no regime de mobilidade por doença e aos quais foi atribuída componente letiva pelas escolas, afirma o ministério: "Encontram-se nesta situação 4.160 docentes".

Os horários são ocupados, prioritariamente, por professores dos quadros que se encontravam sem componente letiva. Caso não haja docentes nesta situação para o lugar necessário, entram os candidatos à contratação, pela ordem de preferência manifestada.

A Reserva de Recrutamento 1 corresponde a horários solicitados pelas escolas até 05 de setembro.

"Resultam de horários não ocupados não ocupados no concurso de mobilidade interna e de novas necessidades declaradas pelas escolas", precisou o ministério, em comunicado.

Os professores agora colocados devem validar a aceitação da candidatura na plataforma eletrónica criada para o efeito, num prazo de 48 horas.

Lusa

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.