sicnot

Perfil

País

Mais de 650 professores continuam com horário zero

O Ministério da Educação anunciou esta sexta-feira que foram preenchidos mais 1.120 horários completos e incompletos de professores, ficando ainda 667 docentes com horário zero.

Os resultados correspondem à primeira reserva de recrutamento, seguindo-se, nas próximas semanas, mais colocações através da reserva de recrutamento e contratação de escola.

De acordo com o ministério, foram colocados 165 docentes através do recurso a professores de carreira que estavam sem componente letiva, os chamados horários zero.

"Foram ainda retirados de concurso de reserva de recrutamento 747 docentes de carreira que ficaram colocados" no regime de mobilidade por doença e aos quais foi atribuída componente letiva pelas escolas, afirma o ministério: "Encontram-se nesta situação 4.160 docentes".

Os horários são ocupados, prioritariamente, por professores dos quadros que se encontravam sem componente letiva. Caso não haja docentes nesta situação para o lugar necessário, entram os candidatos à contratação, pela ordem de preferência manifestada.

A Reserva de Recrutamento 1 corresponde a horários solicitados pelas escolas até 05 de setembro.

"Resultam de horários não ocupados não ocupados no concurso de mobilidade interna e de novas necessidades declaradas pelas escolas", precisou o ministério, em comunicado.

Os professores agora colocados devem validar a aceitação da candidatura na plataforma eletrónica criada para o efeito, num prazo de 48 horas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.