sicnot

Perfil

País

Universidade do Porto com a mais elevada classificação média

A Universidade do Porto (UP) foi a instituição de ensino superior com a mais elevada classificação média ponderada do último candidato colocado com 157,2 valores, acima dos 151 valores registados pela Universidade Nova de Lisboa.

A UP registou também o maior número de candidatos em primeira opção por vaga disponibilizada no concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano, pois por cada uma das suas 4.160 vagas, houve 1,9 candidatos que colocaram a UP como primeira opção para frequentar o ensino superior, ou seja, a UP teve quase o dobro dos candidatos às vagas disponíveis.

"É uma distinção que muito honra a instituição. A procura ser quase duas vezes maior do que a oferta é uma prova clara de que os jovens candidatos e as suas famílias reconhecem que um diploma da UP é um valioso atestado de competências para entrar na vida profissional, uma grande mais-valia no mercado de trabalho nacional e internacional", avançou hoje à agência Lusa o reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo.

Para Sebastião Feyo de Azevedo, estes resultados explicam-se com o facto de a UP se ter vindo a distinguir pela reputação de "excelência" que construiu e consolidou ao longo dos últimos anos, tanto a nível nacional, como internacional, "fruto da qualidade que a sociedade, as empresas e as instituições em geral" perceberam existir no trabalho desenvolvido pela universidade a "todos os níveis da sua missão de educação, de investigação e de prestação de serviços".

A UP registou, globalmente, as mais altas notas de entrada no ensino superior. "São da Universidade do Porto quatro dos seis cursos com as mais altas médias de entrada do País, ou num universo mais alargado, nove dos 25 cursos (36%), com as notas mais elevadas".

Os quatro cursos da UP que estão no 'top' seis são Engenharia e Gestão Industrial, da Faculdade de Engenharia (184,8 valores o último candidato), Medicina, na Faculdade de Medicina (184 valores), Medicina, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (182,5 valores), e o curso de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (182 valores).

"Estes indicadores são bem demonstrativos de que a Universidade do Porto se destaca não só pela quantidade, mas também pela excecional qualidade dos candidatos que conseguiu atrair ao concurso nacional de acesso ao ensino superior 2016", acrescenta o reitor, sublinhando que estes dados são "mais do que uma honra", são um "desafio" para se continuar a trabalhar na melhoria contínua da instituição de forma a corresponder às expectativas dos estudantes e sociedade em geral.

Em entrevista à agência Lusa, Sebastião Feyo de Azevedo adiantou que, no próximo dia 15, vai ser realizada uma cerimónia de acolhimento, na praça Gomes Teixeira, aos novos estudantes portugueses e aos cerca de dois mil novos estudantes internacionais, como forma de os integrar não só na universidade como na cidade do Porto.

Os novos estudantes vão ser recebidos em plena Baixa da cidade, numa sessão de boas vindas com intervenções do reitor, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente da Federação Académica do Porto, Daniel Freitas.

"É uma festa que visa promover a integração dos estudantes (...) com um roteiro cultural gratuito", explicou o reitor, referindo que, durante dois dias, os alunos vão poder visitar, por exemplo, a Torre dos Clérigos, a Casa da Música, o Museu Nacional Soares dos Reis, os jardins de Serralves, o Rivoli.

Lusa

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.