sicnot

Perfil

País

Avelino Ferreira Torres assume candidatura em Amarante com ou sem CDS

O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, disse esta segunda-feira à Lusa que vai ser candidato em Amarante em 2017, mas ainda não decidiu se o faria pelo CDS ou à frente de uma lista independente.

"Vou decidir dentro de dias. Quer de uma maneira, quer de outra sou candidato", comentou, enquanto afirmava ter "muitos apoios" já assegurados naquele concelho.

"Sou assediado todos os dias para ser candidato em Amarante", vincou.

Avelino Ferreira Torres, atualmente com 70 anos, é natural de Rebordelo, uma freguesia de Amarante.

À Lusa, o ex-autarca afirmou hoje que já ultrapassou os problemas de saúde que o apoquentaram nos últimos anos e que agora está pronto para avançar, de novo, para a candidatura à presidência da Câmara de Amarante.

"A idade não perdoa. Estou na fase do ou sim ou sopas", afirmou.

Torres presidiu à autarquia vizinha de Marco de Canaveses entre 1983 e 2005, eleito em listas do CDS, ano em que deixou o cargo para se candidatar, como independente, à Câmara de Amarante, a sua terra natal. No intenso combate que então travou, à frente do movimento "Amar Amarante", com o presidente socialista Armindo Abreu e o social-democrata Luís Ramos, acabou por sair derrotado (27,6%), apesar de ter contribuído para o PS, com 41,9%, ter perdido a maioria absoluta.

Questionado hoje pela Lusa sobre se será possível uma candidatura pelo CDS em Amarante, partido do qual é militante, admitiu esse cenário, mas disse que ainda não estabeleceu contactos com a estrutura local dos democrata-cristãos.

A propósito do seu partido de sempre, afirmou: "Uma coisa é ter um candidato ganhador, outra é ter um candidato para ser eleito vereador".

Torres referia-se ao facto de o CDS de Amarante poder ter a ambição de em 2017 eleger um vereador, no contexto da coligação que mantém com o PSD, a mesma que em 2013 permitiu conquistar a câmara ao PS, embora sem maioria absoluta.

Sobre o que o motiva nesta recandidatura a Amarante, recordou a sua ligação à terra onde nasceu e o facto de se achar capaz de fazer coisas no concelho que já deveriam ter sido realizadas há décadas.

Preferindo não avançar com situações concretas, alegando que "o segredo é a alma de negócio", Torres lamentou, não obstante, que Amarante tenha perdido a importância de outrora, nomeadamente em relação à cidade vizinha de Vila Real.

À Lusa, prometeu que a sua candidatura só vai ser apresentada formalmente na primavera de 2017.

Lusa

  • "Temos de jogar melhor do que frente à Espanha"
    0:45
  • Ronaldo é o jogador que mais preocupa os marroquinos
    2:35
  • Recorda-se de Tahar? O ex-futebolista marroquino que já jogou em Portugal
    6:10
  • "Somos 11 milhões, queremos ser campeões e as russas são grandes canhões"
    3:54
  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.