sicnot

Perfil

País

Chuva forte na terça-feira, mas fim de semana já com temperaturas de verão

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão deverá regressar no fim de semana, prevê o instituto de meteorologia.

Segundo adiantou à Lusa Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o cenário esperado para terça-feira em todo o continente é o de "uma situação de chuva forte", com a passagem de uma superfície frontal de forma "relativamente rápida".

"Mas passa relativamente rápido, será chuva muito intensa num curto espaço de tempo", explicou Ângela Lourenço, acrescentando Portugal continental estará sob aviso amarelo durante o dia de terça-feira.

A meteorologista frisou que as regiões do Norte e Centro são aquelas onde a precipitação será "mais significativa", mas não excluiu que no Sul possa haver "pontualmente valores elevados de precipitação". No entanto, até à hora do almoço tudo estará normalizado.

"A precipitação começa por volta da meia noite de amanhã terça-feira, no litoral Norte e Centro. Depois, evolui do litoral para o interior e, por volta da hora do almoço, terá passado em todo o território. Da parte da tarde, já há boas abertas", precisou.

Ângela Lourenço adiantou ainda que, gradualmente, a partir de quarta e quinta-feira, haverá "uma espécie de recuperação lenta" do estado do tempo e no fim de semana as temperaturas já vão ser "típicas de verão, com 30 graus em Beja e Évora".

Os 18 distritos de Portugal continental vão estar, durante a madrugada e manhã de terça-feira, sob aviso amarelo devido à chuva forte e trovoada previstas.

Nos distritos de Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso amarelo devido a "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" tem início às 03:00 e termina às 09:00 de terça-feira.

Com início às 06:00 e conclusão às 12:00 de terça-feira, está o aviso amarelo nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.