sicnot

Perfil

País

Chuva forte na terça-feira, mas fim de semana já com temperaturas de verão

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão deverá regressar no fim de semana, prevê o instituto de meteorologia.

Segundo adiantou à Lusa Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o cenário esperado para terça-feira em todo o continente é o de "uma situação de chuva forte", com a passagem de uma superfície frontal de forma "relativamente rápida".

"Mas passa relativamente rápido, será chuva muito intensa num curto espaço de tempo", explicou Ângela Lourenço, acrescentando Portugal continental estará sob aviso amarelo durante o dia de terça-feira.

A meteorologista frisou que as regiões do Norte e Centro são aquelas onde a precipitação será "mais significativa", mas não excluiu que no Sul possa haver "pontualmente valores elevados de precipitação". No entanto, até à hora do almoço tudo estará normalizado.

"A precipitação começa por volta da meia noite de amanhã terça-feira, no litoral Norte e Centro. Depois, evolui do litoral para o interior e, por volta da hora do almoço, terá passado em todo o território. Da parte da tarde, já há boas abertas", precisou.

Ângela Lourenço adiantou ainda que, gradualmente, a partir de quarta e quinta-feira, haverá "uma espécie de recuperação lenta" do estado do tempo e no fim de semana as temperaturas já vão ser "típicas de verão, com 30 graus em Beja e Évora".

Os 18 distritos de Portugal continental vão estar, durante a madrugada e manhã de terça-feira, sob aviso amarelo devido à chuva forte e trovoada previstas.

Nos distritos de Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso amarelo devido a "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" tem início às 03:00 e termina às 09:00 de terça-feira.

Com início às 06:00 e conclusão às 12:00 de terça-feira, está o aviso amarelo nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.