sicnot

Perfil

País

Costa recebe partidos antes da cimeira informal de Bratislava

O primeiro-ministro recebe na terça-feira e quarta-feira, na sua residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar, encontros no âmbito do processo de consultas antes da cimeira informal de Bratislava, Eslováquia, na sexta-feira.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro referiu à agência Lusa que na terça-feira António Costa recebe em primeiro lugar o Bloco de Esquerda, pelas 09:30, seguindo-se ainda durante a manhã, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, o PCP e o PS.

Na parte da tarde, será a vez do primeiro-ministro reunir-se com "Os Verdes", pelas 15:30, recebendo depois o PAN (Pessoas Animais e Natureza) pelas 16:00.

Por se encontrar em Jornadas Parlamentares até terça-feira, o PSD deverá ser recebido em São Bento na quarta-feira pelas 12:00.

A reunião informal de Bratislava, que se realiza numa altura em que a Eslováquia tem a presidência rotativa da União Europeia, juntará chefes de Estado e de Governo de 27 Estados-membros, sem a presença do Reino Unido.

A questão do "brexit", na sequência do referendo britânico e a estratégia de médio prazo da União Europeia, serão os dois principais temas em discussão.

No processo de preparação desta reunião informal, António Costa reuniu-se em Atenas, na sexta-feira passada, com os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da Europa do sul, e no domingo participou num jantar informal em Berlim a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Antes, a convite do presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro já tinha estado em Paris numa reunião que juntou líderes socialistas e progressistas de governos da União Europeia, tendo tido também uma conversa telefónica com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.

Lusa

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.