sicnot

Perfil

País

Falhas no controlo de helicópteros do Estado

Três altos dirigentes da Autoridade Nacional de Proteção Civil foram responsabilizados por quase uma centena de falhas no controlo dos 6 helicópteros Kamov do Estado.

Entre os responsáveis apontados na análise da Inspecção-geral da Força Aérea, está o presidente demissionário da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Francisco Grave Pereira.

De acordo com o jornal Público, em causa estão as chamadas "situações de não conformidade" detetadas no controle e manutenção de 6 helicópteros Kamov, propriedade do Estado.

Mais de metade das anomalidas detetadas estão relacionadas com o tempo de vida útil das peças, colocando em causa a segurança dos voos.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.