sicnot

Perfil

País

Fogo de Monchique dado como extinto ao fim de 9 dias

JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

O incêndio que, desde a semana passada, atingiu os concelhos de Portimão e Monchique, foi hoje dado como extinto, com o perímetro a continuar sob vigilância, disse o comandante distrital de operações de socorro de Faro, Vítor Vaz Pinto.

No local permanecem 46 homens, apoiados por oito veículos.

O incêndio iniciou-se no dia 03 de setembro, tendo sido declarado dominado 24 horas depois e reacendeu-se na passada quarta-feira tendo entrado em fase de rescaldo no sábado.

O fogo centrou-se inicialmente no concelho de Monchique, mas acabou por alastrar até ao concelho de Portimão.

Está em curso, entretanto, o levantamento dos danos provocados pelo fogo e a área ardida.

Lusa

  • As histórias de quem fez frente às chamas no Algarve
    4:52

    País

    Depois de esta sexta-feira terem sido dominados o incêndios nos concelhos de Monchique e Portimão, centenas de bombeiros continuam a fazer o rescaldo das zonas afetadas pelo fogo. As chamas provacaram aos que ali vivem momentos de grande aflição, mas houve quem no meio do despero ganhasse coragem para salvar o que tem.

  • Fogo "começa a dar tréguas" no Algarve

    País

    O incêndio florestal que está ativo desde quarta-feira nos concelhos de Monchique e Portimão continua com dois focos que merecem maior preocupação, mas "começa a dar tréguas", afirmou esta sexta-feira à tarde o comandante operacional distrital de Proteção Civil de Faro.

  • Fogo de Monchique alastrou a Portimão
    3:40

    País

    No Algarve, o fogo chegou ontem ao autódromo de Portimão e obrigou levou à evacuação de uma unidade hoteleira por precaução. No percurso, as chamas passaram por aldeias e casas isoladas nas encostas e vales de Monchique. houve a necessidade de retirar muita gente.

  • 10 feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    A embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram já resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia.

    Em atualização

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.