sicnot

Perfil

País

Polícia Municipal de Lisboa levantou 35 mil autos de contraordenação num ano

© Rafael Marchante / Reuters

A Polícia Municipal de Lisboa levantou, entre setembro de 2015 e agosto deste ano, cerca de 35 mil autos por contraordenações rodoviárias, o que corresponde a um acréscimo de 16,5% face ao mesmo período homólogo.

Falando na cerimónia dos 125 anos da Polícia Municipal de Lisboa, nos Paços do Concelho, o comandante desta força de segurança, Paulo Caldas, informou que, ainda no âmbito da fiscalização rodoviária, foram bloqueadas mais de 7.000 viaturas e rebocadas 2.900.

No ano homólogo anterior foram 1.900 os carros rebocados por esta polícia, acrescentou.

No que toca à fiscalização municipal, registou-se um aumento de 14,5% nas "desocupações e despejos".

Ao mesmo tempo, verificaram-se 5.250 averiguações no âmbito do licenciamento zero, o que significou um aumento de 8,5%.

Na venda ambulante, foram fiscalizados "mais de 4.700 operadores", segundo Paulo Caldas.

A polícia municipal aumentou também em 27,1% o número de ações de fiscalização de obras, tendo feito 221 embargos, mais 63% que no período homólogo, informou.

Relativamente aos veículos abandonados, retiraram-se "mais de 850 viaturas" da via pública e fizeram-se 900 apropriações, resultando em 1.050 processos elaborados.

A Polícia Municipal de Lisboa, integrada na estrutura da Câmara e equiparada a direção municipal, é composta por 361 oficiais, chefes e agentes da PSP em comissão de serviço. Existem, também, 105 colaboradores civis.

Discursando na cerimónia, Paulo Caldas salientou que "a Polícia Municipal precisa de continua a apostar nos recursos humanos qualificados", que, na sua ótica, "nunca deixarão de ser insuficientes para dar resposta a uma cidade que não dorme e cujos desafios são constantes.

O responsável apontou, também, os "esforços no sentido da modernização dos serviços e simplificação dos processos, com objetivo de melhorar o desempenho".

Para isso, exemplificou que, no ano passado, foi criado um "sistema de contraordenações de trânsito, que ficou completamente operacional em janeiro deste ano, permitindo uma evolução e consolidação do processo e gestão das contraordenações", bem como a sua cobrança.

Já no âmbito do Plano de Acessibilidade Pedonal, a Polícia Municipal está a desenvolver, com a autarquia, uma "aplicação 'online' para a gestão das ocorrências de estacionamento abusivo e dos veículos bloqueadores", adiantou Paulo Caldas.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.