sicnot

Perfil

País

Preços sobem 0,7% em agosto em termos homólogos

A taxa de inflação situou-se em 0,7% em agosto de 2016 em termos homólogos, mas em termos mensais os preços desceram 0,2%, indicou hoje o INE.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 0,6% em julho para 0,7% em agosto de 2016 e o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, inferior em 0,2 pontos percentuais à do mês anterior.

Já a variação mensal do IPC foi -0,2% (-0,7% em julho e -0,3% em agosto de 2015), enquanto a variação média dos últimos doze meses manteve-se em 0,6%.

Lusa

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • "A maioria das pessoas que criticou André Ventura nunca viveu esses problemas"
    3:43

    Opinião

    A polémica em torno das declarações do candidato do PSD à Câmara de Loures, André Ventura, sobre o modo de vida da etnia cigana no concelho, esteve em análise no Jornal da Noite desta segunda-feira. Miguel Sousa Tavares defende que "os problemas existem mas não podem ser generalizados". O comentador SIC considera, ainda assim, que André Ventura tem razão quando diz que "a maioria das pessoas que o criticou nunca viveu esses problemas".

    Miguel Sousa Tavares