sicnot

Perfil

País

Protecção Civil recomenda cuidados devido a previsão de chuva forte na Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCBM) emitiu esta segunda-feira várias recomendações devido às previsões de períodos de chuva forte, tendo em conta a vulnerabilidade dos terrenos na sequência dos incêndios ocorridos em agosto.

Devido às previsões meteorológicas adversas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira, dia em que também o continente português vai registar chuva forte e descida de temperaturas.

"Face às previsões e à vulnerabilidade que os terrenos apresentam resultante dos incêndios rurais que assolaram a Região Autónoma da Madeira, o Serviço Regional de Proteção Civil alerta para as medidas de autoproteção", pode ler-se na informação divulgada no arquipélago.

O SRPCBM aconselha a população a estar atenta aos avisos e recomendações das autoridades competentes para estar ao corrente do evoluir da situação.

Também recomenda que as pessoas evitem a circulação e permanência junto das áreas mais afetadas pelos incêndios ocorridos na segunda semana na ilha da Madeira, por causa da possibilidade de deslizamentos ou derrocadas.

Aponta-se ainda para a necessidade de cuidados redobrados na condução, sobretudo a redução de velocidade, tendo em atenção aos lençóis de água que podem formar-se. É desincentivado o estacionamento em zonas propícias a inundações.

A necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e da limpeza de inertes que possam ser arrastados, além do eventual encerramento ou condicionamento de estradas, são outros aspetos indicados pelo SRPCBM.

Segundo as previsões do IPMA, entre 12 e 18 de setembro a Madeira vai registar períodos de céu muito nublado.

O IPMA refere que até terça-feira haverá "período de chuva ou aguaceiros em todo o arquipélago", com previsões de uma pequena descida da temperatura, vento em geral fraco a moderado, podendo ser forte a partir de sexta-feira nas regiões montanhosas.

Os incêndios que ocorreram na segunda semana de agosto na Madeira fustigaram sobretudo as zonas altas do Funchal, tendo consumido uma vasta área do manto florestal nas serras sobranceiras à cidade, que ficou, segundo os especialistas, ainda mais vulnerável.

Os fogos provocaram três vítimas mortais, danificaram cerca de três centenas de imóveis, tendo os prejuízos materiais sido avaliados pelo Governo Regional da Madeira em 157 milhões de euros.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17