sicnot

Perfil

País

Quinze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda encontram-se hoje sob risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Mação e Sardola (Castelo Branco), Arganil, Góis, Oleiros e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O Instituto colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndios vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Quanto à Madeira, o instituto colocou os concelhos de Ponta do Sol em risco elevado de incêndio e Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico em risco moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde.

Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

O vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul a partir do fim da manhã e rodando para gradualmente para oeste.

No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma pequena descida das máximas.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Vila Real entre 15 e 30, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 18 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 15 e 34, em Beja entre 17 e 32, em Évora entre 15 e 33, em Faro entre 20 e 28, no Funchal entre 22 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 22.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:29

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde. Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.