sicnot

Perfil

País

Quinze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda encontram-se hoje sob risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Mação e Sardola (Castelo Branco), Arganil, Góis, Oleiros e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O Instituto colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndios vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Quanto à Madeira, o instituto colocou os concelhos de Ponta do Sol em risco elevado de incêndio e Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico em risco moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde.

Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

O vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul a partir do fim da manhã e rodando para gradualmente para oeste.

No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma pequena descida das máximas.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Vila Real entre 15 e 30, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 18 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 15 e 34, em Beja entre 17 e 32, em Évora entre 15 e 33, em Faro entre 20 e 28, no Funchal entre 22 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 22.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:29

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde. Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.