sicnot

Perfil

País

Quinze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda encontram-se hoje sob risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Mação e Sardola (Castelo Branco), Arganil, Góis, Oleiros e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O Instituto colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndios vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Quanto à Madeira, o instituto colocou os concelhos de Ponta do Sol em risco elevado de incêndio e Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico em risco moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde.

Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

O vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul a partir do fim da manhã e rodando para gradualmente para oeste.

No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma pequena descida das máximas.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Vila Real entre 15 e 30, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 18 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 15 e 34, em Beja entre 17 e 32, em Évora entre 15 e 33, em Faro entre 20 e 28, no Funchal entre 22 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 22.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:29

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aumentando gradualmente a nebulosidade a partir da tarde. Possibilidade de aguaceiros dispersos durante a tarde nas regiões do interior além de períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral Norte e Centro.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16