sicnot

Perfil

País

Um dos dois reclusos feridos em Sintra continua internado

Dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra receberam assistência hospitalar, encontrando-se um ainda internado, na sequência de confrontos entre sete presos, na manhã de domingo, confirmou esta segunda-feira a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo uma resposta por escrito enviada à Lusa, cerca das 10:30 de 11 de setembro, "no seguimento das visitas, verificou-se, no Estabelecimento Prisional de Sintra, uma situação de confronto físico que envolveu sete reclusos".

A situação foi "resolvida pelos elementos da vigilância no âmbito do desempenho normal das suas funções", mas do conflito "resultaram ferimentos, por arma branca de fabrico artesanal, em dois reclusos que foram assistidos em hospital do Serviço Nacional de Saúde", é explicado na nota do diretor de relações externas da DGRSP.

Um dos feridos ficou "internado, apesar do seu estado de saúde não inspirar cuidados e estar a evoluir favoravelmente", esclareceu a mesma fonte oficial.

"Os reclusos envolvidos no incidente foram todos identificados e cautelarmente separados da restante população prisional", salientou a DGRSP, acrescentando que "estão a ser tomadas as medidas necessárias e adequadas para impedir novos conflitos e para manter a ordem no Estabelecimento Prisional de Sintra".

A DGRSP não revelou as idades dos feridos, bem como os motivos que estiveram na origem dos confrontos, concluindo apenas que "está, igualmente, a decorrer processo disciplinar aos reclusos envolvidos".

O Estabelecimento Prisional de Sintra já antes foi objeto de um inquérito, devido a uma alegada festa realizada no bar de reclusos, filmada com o recurso a telemóveis pelos presos, apesar de proibidos de utilizar no interior da cadeia.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes