sicnot

Perfil

País

Deputados reúnem-se quinta-feira para primeiro plenário da 2ª sessão legislativa

Os 230 deputados reúnem-se na quinta-feira para o primeiro plenário da segunda sessão legislativa da XIII legislatura, num debate com declarações políticas e a discussão de petições.

A sessão terá início às 15:00 e cada partido poderá fazer a primeira declaração política em plenário da segunda sessão legislativa, no regresso após as férias parlamentares.

Depois das declarações políticas segue-se o debate de duas petições, uma sobre o número de animais por apartamento e outra acerca da equidade de acesso das mulheres no rastreio ao cancro da mama.

Para o dia seguinte está reservado o debate sobre duas propostas de lei do Governo: uma sobre a proteção penal do euro e uma segunda em torno de testes médicos dos guardas prisionais.

Também nesse dia o PSD levará a debate o regime jurídico-laboral dos praticantes desportivos e o PS abordará a isenção de IVA para as doações feitas a museus da rede pública.

O plenário de sexta-feira terminará com as primeiras votações regimentais da sessão legislativa.

Na próxima semana, o plenário de quarta-feira irá centrar-se no debate em torno do estatuto do gestor público, com os salários da administração da Caixa Geral de Depósitos a serem um dos focos de atenção da discussão.

Ainda nesse dia serão discutidos diplomas do executivo sobre agricultura, o sistema judiciário e um projeto relativo aos concursos públicos para concessão de redes elétricas de baixa tensão.

O PCP levará ainda a debate os passes sociais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

A 22 de setembro realiza-se o primeiro debate quinzenal da segunda sessão legislativa com o primeiro-ministro, com António Costa a abrir o debate.

No dia seguinte chegarão ao parlamento as apreciações parlamentares de PSD e CDS-PP sobre as alterações ao IMI, um projeto do Partido Ecologista "Os Verdes" sobre os vencimentos de administradores das entidades reguladoras, bem como uma proposta de lei do PS sobre o pagamento faseado de propinas no ensino superior.

O BE irá ainda apresentar, neste dia, um texto pedindo a revogação do regime de qualificação.

Paralelamente às sessões plenárias, o arranque do ano parlamentar ficará também marcado pelo retomar dos trabalhos da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, depois de na semana passada já se terem reunido a mesa e os coordenados dos grupos parlamentares da comissão.

As primeiras semanas do trabalho parlamentar ficarão também marcadas pelo Orçamento do Estado para 2017, com o Governo a ter de entregar a sua proposta na Assembleia da República até 15 de outubro.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.