sicnot

Perfil

País

Doente em isolamento provoca incêndio com isqueiro na psiquiatria de Vila Real

Um doente internado num quarto de isolamento terá provocado esta quarta-feira um incêndio com um isqueiro que obrigou à evacuação do edifício de internamento do Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Vila Real.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), responsável por aquela unidade, divulgou, em comunicado, que o incêndio "teve origem num quarto de isolamento da ala de internamento do Serviço de Psiquiatria e foi provocado por um doente internado, utilizando, para o efeito, um isqueiro".

Segundo a fonte, "dos 19 doentes internados, um teve alta e outro, pelo facto de ter inalado fumo decorrente do incêndio, teve de ser observado no Serviço de Urgência, encontrando-se, contudo, estável".

O CHTMAD acrescenta que, "os restantes 17, por uma questão de precaução, foram transferidos para a Unidade Hospitalar de Chaves, previsivelmente apenas por 24 horas, enquanto se procede à limpeza e inspeção" do edifício de internamento do Serviço de Psiquiatria.

Os responsáveis pela unidade explicaram que "o sistema de deteção de incêndios sinalizou a existência de fumo e, perante esta situação, a equipa de segurança do Centro Hospitalar, que de imediato se deslocou ao local, confirmou a existência de incêndio, ativando, para o efeito, o respetivo Plano de Emergência Interno".

"De seguida procedeu-se à ativação dos meios de segurança internos, bombeiros e polícia", indicaram.

Lusa

  • Hospital de Vila Real procurado para tratamento de doenças respiratórias
    2:59

    País

    No Dia Mundial do Doente, a SIC foi conhecer o serviço de pneumologia do Hospital de Vila Real. Este é um serviço muito procurado para o tratamento de problemas respiratórios, como o cancro do pulmão, dado que vários serviços em Trás-os-Montes têm vindo a encerrar, obrigando o Hospital de Vila Real a reforçar algumas especialidades de forma a dar resposta a todos os utentes e a melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

  • Segurança da Academia de Alcochete avisado 10 minutos antes do ataque
    1:57
  • "Não acho que seja prudente" o regresso dos atletas à Academia do Sporting
    5:49

    Crise no Sporting

    As agressões aos jogadores e equipa técnica do Sporting, na Academia de Alcochete, foram o tema de uma entrevista a Ana Bispo Ramires, psicologa do desporto. Questionada sobre se os jogadores deveriam regressar ou não à academia, Ana Bispo Ramires diz que não devem fazê-lo e explica que é importante que haja medidas de atuação, o mais rápido possível, para que os atletas e restante equipa técnica do clube possam reprocessar, do ponto de vista cognitivo, as ameaças que sofreram. 

  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC