sicnot

Perfil

País

PS+BE-CDU = maioria absoluta

Sondagem

PS+BE-CDU = maioria absoluta

O PS continua a subir nas sondagens e está já a quatro pontos de distância do PSD, que mantém a trajetória de queda.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso revela que se as eleições legislativas fossem hoje, PS e Bloco de Esquerda somados conseguiriam assegurar maioria absoluta, apesar da descida do Bloco.

As férias de verão deram novo fôlego ao PS, que continua a subir nas intenções de voto. No barómetro de setembro, que marca a rentrée política, todos os partidos sobem, exceto o PSD que mantém a curva descendente e o Bloco de Esquerda que inverte a tendência de subida.

Se as eleições legislativas fossem hoje o PS chegaria aos 36%, mais cinco décimas do que no barómetro anterior. Quase na mesma proporção, o PSD cai e fica nos 32,1%.

O Bloco de Esquerda mantém o terceiro lugar, mas cai para os 8,9%. Mesmo assim, PS e Bloco somados, continuam a assegurar a maioria absoluta, sem precisarem da CDU, que sobe nas intenções de voto e chega aos 8,1%.

O CDS consegue recuperar, é o partido que mais sobe, para 6,9%.

No fim da tabela, o PAN, que regista uma subida ligeira, para os 1,5%

No capítulo da popularidade, Marcelo soma e segue. O Presidente da República atinge os 57,7%. António Costa também sobe e quase chega aos 29,2%.

Em sentido contrário, o Governo (8,3%) e a Assembleia da República (18,7%) pioram o saldo.

Mas a grande surpresa está nos líderes partidários. Todos sobem, excepto Catarina Martins, que é agora ultrapassada por Assunção Cristas. Passos Coelho (17,3%) continua a assegurar o primeiro lugar, Jerónimo de Sousa (13,1%) consolida o segundo e a presidente do CDS (9,9%) entra no pódio dos líderes mais populares. No fim da lista, fica a coordenadora do Bloco de Esquerda, agora com 9,8%.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 7 e 14 de setembro, com base em 1009 entrevistas telefonicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31