sicnot

Perfil

País

Segurança Social alerta para burlas e diz que não faz cobranças porta-a-porta

O Instituto da Segurança Social alertou esta sexta-feira para burlas envolvendo o nome da instituição e avisou que não atribui prémios ou gratificações nem cobra dívidas porta-a-porta, pelo que em situações idênticas a polícia deve ser avisada.

Em comunicado, o Instituto pede à população para que sempre que seja abordada por pessoas em nome da Segurança Social, a pedir dinheiro ou cobrar dívidas, contacte de imediato as forças policiais.

O aviso surge depois de notícias de cidadãos alvo de fraudes e burlas por parte de pessoas que se fazem passar por funcionários da Segurança Social, sendo as vítimas normalmente pessoas idosas e em zonas isoladas que são contactadas nas suas casas.

Há casos, explica-se no comunicado, em que os supostos funcionários falam de prémios e induzem as pessoas a mostrar o dinheiro que têm. E há outros em que são referidos valores de pensões pagos por engano, que é preciso devolver.

O Instituto dá ainda com exemplo casos de indivíduos que dizem ser fiscais ou inspetores da Segurança Social e que vão cobrar multas, levando as vítimas a mostrar o dinheiro que têm em casa ou a fazer levantamentos no multibanco para pagar a suposta dívida.

"Em qualquer uma das situações enunciadas, o objetivo principal é no imediato a obtenção de valores, dinheiro ou outros, ou ficarem a saber se as pessoas dispõem de dinheiro nas suas casas", alerta o Instituto.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.