sicnot

Perfil

País

PS considera normal convite de mulheres socialistas a Sócrates

​O dirigente nacional do PS Porfírio Silva considerou hoje "perfeitamente normal" a participação do ex-primeiro-ministro José Sócrates, na sexta-feira, numa iniciativa do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (DFMS) de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o deputado e membro da Comissão Permanente do PS realçou que José Sócrates vai abordar "um tema interessante que estudou" enquanto esteve em França.

Em 2013, o ex-líder do PS concluiu o mestrado em Ciência Política no Institut d'Etudes Politiques de Paris.

"Acho isso perfeitamente normal e irei se puder", adiantou Porfírio Silva, à margem de uma visita de parlamentares e dirigentes do PS à Lousã, no distrito de Coimbra, para assinalar a abertura do ano escolar e o início da sessão legislativa.

O coordenador do PS na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência frisou que Sócrates "irá falar de matérias de política internacional", tendo recusado interpretar a iniciativa como um regresso "oficial" do ex-primeiro-ministro às atividades partidárias.

Principal arguido na "Operação Marquês", José Sócrates vai falar sobre "Política externa e globalização" como convidado da "Universidade de Verão", promovida pelo DFMS da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), na sexta-feira e no sábado.

A presidente do DFMS, Susana Amador, que integrou a visita de deputados do PS à Lousã, escusou-se a fazer declarações sobre o convite feito a José Sócrates pelo departamento federativo.

O ex-primeiro-ministro vai estar presente pela primeira vez num evento institucional do PS, desde 2014, ao intervir na iniciativa do Departamento Federativo das Mulheres da FAUL, confirmou à Lusa fonte partidária.

A notícia da participação Sócrates na "Universidade de Verão" do DFMS foi inicialmente publicada pela edição de hoje do jornal i, que recorda que o ex-primeiro-ministro tem estado afastado dos "grandes momentos" promovidos pelas estruturas do PS desde que foi constituído arguido da "Operação Marquês", em 2014.

A conferência de José Sócrates vai decorrer logo após a sessão de abertura, em que, de acordo com o programa, vão também estar presentes Duarte Cordeiro (presidente da Concelhia de Lisboa) e Diogo Leão (deputado e presidente da JS da (FAUL).

No sábado, participam no ciclo de conferências Alexandre Quintanilha (investigador e deputado do PS) e Vieira da Silva (ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).

Para o mesmo dia, entre outras participações, está agendada uma conferência pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

No encerramento usarão da palavra Susana Amador, Elza Pais (presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas), Fernando Medina (presidente da Câmara de Lisboa) e Ana Catarina Mendes (secretária-geral adjunta do PS).

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.