sicnot

Perfil

País

Poluição sonora vai ser medida por telemóveis em cinco cidades

© Rafael Marchante / Reuters

Cinco cidades portuguesas vão ser alvo de medição de ruído em zonas consideradas críticas, durante esta quarta-feira, na hora de ponta da manhã. A avaliação vai ser feita através de aplicações para telemóveis e é promovida pela Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

Paulo Magalhães, da Zero, explicou que a ação tem como "maior objetivo" mostrar que todos podem medir o ruído ambiental, com uma margem de erro de dois decibéis (dBA) em relação a aparelhos certificados.

"É um estímulo ao exercício da cidadania e [serve para] mostrar que qualquer cidadão pode intervir na causa pública", comentou Paulo Magalhães, que estará entre as 07:45 e as 09:15 no viaduto sobre a VCI da Avenida da Boavista, no Porto.

No penúltimo dia da Semana Europeia da Mobilidade, outros quatro elementos da Zero vão utilizar smartphones e uma aplicação gratuita para avaliar o ruído em zonas de muito trânsito em Lisboa (Campo Grande), Faro (Avenida Calouste Gulbenkian), Funchal (Avenida Calouste Gulbenkian) e em Leiria (Praça da República).

"Esta não será uma medição legal", notou a mesma fonte à agência Lusa, explicando que a ação visa mostrar as "tecnologias ao dispor" das pessoas e que podem dar noção dos ruídos de zonas críticas das cidades.

Paulo Magalhães recordou que as medidas para minimizar esses ruídos também passam pelos cidadãos, que podem optar, por exemplo, por transportes públicos.

"Além da poluição atmosférica" provocada pelo trânsito, as pessoas também devem estar cientes da questão do ruído, concluiu.

As medições da Zero registadas vão ficar disponíveis online.

Como sugestão de aplicação, a organização indicou a NoiseTube Mobile, que pode ser descarregada gratuitamente para telemóveis Android ou iOS.

Segundo a Zero, os níveis de ruído ambiente nas denominadas zonas mistas não deverão ultrapassar 65 dBA durante o dia e os 55 dBA entre as 23:00 e as 07:00. Em zonas de escolas, hospitais, jardins ou exclusivamente residenciais, que deveriam estar classificadas como zonas sensíveis, os níveis deverão ser 10 dBA abaixo dos verificados em zonas mistas.

Em março de 2016, num levantamento solicitado à Agência Portuguesa de Ambiente e recebido e divulgado pela Zero, havia 144 municípios no continente sem mapas de ruído e apenas cinco municípios com medidas de redução.

"Também no que respeitava a mapas estratégicos de ruído de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias e a planos de ação (para redução de ruído), o incumprimento da legislação era grave", sublinhou a Zero.

Com Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.