sicnot

Perfil

País

Poluição sonora vai ser medida por telemóveis em cinco cidades

© Rafael Marchante / Reuters

Cinco cidades portuguesas vão ser alvo de medição de ruído em zonas consideradas críticas, durante esta quarta-feira, na hora de ponta da manhã. A avaliação vai ser feita através de aplicações para telemóveis e é promovida pela Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

Paulo Magalhães, da Zero, explicou que a ação tem como "maior objetivo" mostrar que todos podem medir o ruído ambiental, com uma margem de erro de dois decibéis (dBA) em relação a aparelhos certificados.

"É um estímulo ao exercício da cidadania e [serve para] mostrar que qualquer cidadão pode intervir na causa pública", comentou Paulo Magalhães, que estará entre as 07:45 e as 09:15 no viaduto sobre a VCI da Avenida da Boavista, no Porto.

No penúltimo dia da Semana Europeia da Mobilidade, outros quatro elementos da Zero vão utilizar smartphones e uma aplicação gratuita para avaliar o ruído em zonas de muito trânsito em Lisboa (Campo Grande), Faro (Avenida Calouste Gulbenkian), Funchal (Avenida Calouste Gulbenkian) e em Leiria (Praça da República).

"Esta não será uma medição legal", notou a mesma fonte à agência Lusa, explicando que a ação visa mostrar as "tecnologias ao dispor" das pessoas e que podem dar noção dos ruídos de zonas críticas das cidades.

Paulo Magalhães recordou que as medidas para minimizar esses ruídos também passam pelos cidadãos, que podem optar, por exemplo, por transportes públicos.

"Além da poluição atmosférica" provocada pelo trânsito, as pessoas também devem estar cientes da questão do ruído, concluiu.

As medições da Zero registadas vão ficar disponíveis online.

Como sugestão de aplicação, a organização indicou a NoiseTube Mobile, que pode ser descarregada gratuitamente para telemóveis Android ou iOS.

Segundo a Zero, os níveis de ruído ambiente nas denominadas zonas mistas não deverão ultrapassar 65 dBA durante o dia e os 55 dBA entre as 23:00 e as 07:00. Em zonas de escolas, hospitais, jardins ou exclusivamente residenciais, que deveriam estar classificadas como zonas sensíveis, os níveis deverão ser 10 dBA abaixo dos verificados em zonas mistas.

Em março de 2016, num levantamento solicitado à Agência Portuguesa de Ambiente e recebido e divulgado pela Zero, havia 144 municípios no continente sem mapas de ruído e apenas cinco municípios com medidas de redução.

"Também no que respeitava a mapas estratégicos de ruído de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias e a planos de ação (para redução de ruído), o incumprimento da legislação era grave", sublinhou a Zero.

Com Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.