sicnot

Perfil

País

Portugueses estão "mais solitários e deprimidos"

reuters

A historiadora Raquel Varela e o psiquiatra António Coimbra de Matos alertam no livro "Do Medo à Esperança" que os portugueses estão cada vez mais solitários e deprimidos, sobretudo em virtude de questões laborais.

"Os quadros mais notórios e frequentes são a depressão, a doença psicossomática e os conflitos laborais, com pesados custos para o indivíduo e para a sociedade. Nos dias de hoje, a morbilidade por exaustão no trabalho inunda as consultas médicas e psicológicas", refere o psiquiatra Coimbra de Matos no livro que vai ser apresentado hoje.

"Do Medo à Esperança" é transcrição de uma longa conversa, mantida durante os primeiros meses de 2016, entre o psiquiatra António Coimbra de Matos, 87 anos, e a historiadora Raquel Varela, 37 anos, sobre o estado geral em que se encontra a sociedade portuguesa contemporânea.

"Nós constatamos que a sociedade portuguesa é uma sociedade com graves depressões individuais. O número de depressões está a aumentar e o estado de desmoralização nos locais de trabalho, profundamente competitivos e torturadores, está também a aumentar", disse hoje à Lusa Raquel Varela.

Segundo a historiadora, o livro propõe também uma reflexão sobre a ausência de resistência necessária para inverter as "situações adversas", propondo como soluções a "construção de relações e o envolvimento em organizações participativas" capazes de reconstruir ligações de afeto entre as pessoas, com o trabalho, com o bairro e com a família.

"É triste constatar que muitas pessoas continuam casadas porque não têm como pagar a casa. Têm uma dívida ao banco e mantêm uma relação que já não é de afeto", salientou Raquel Varela acrescentando que o livro debate também, entre outros aspetos, o isolamento não só dos mais velhos mas também dos jovens e das crianças.

"As pessoas estão sós e não é por estarem agarradas a uma máquina, a um computador ou a um telemóvel ou à televisão que deixam de estar sós. Por isso, não é nada estranho que as pessoas transfiram os afetos para animais ou coleções. É um afeto reduzido porque o afeto da relação humana é o que nos pode tirar da depressão, ao tirar-nos da solidão", explicou a historiadora.

Raquel Varela é investigadora do Instituto de História Contemporânea e autora da "História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75" além dos estudos publicados sobre a Segurança Social e Estado Social em Portugal.

António Coimbra de Matos, psiquiatra, pedopsiquiatra, psicanalista e professor na Faculdade de Psicologia de Lisboa durante mais de trinta anos e autor dos livros "A Depressão", "O Desespero" e "Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica", entre outros.

O livro "Do Medo à Esperança" de Raquel Varela e António Coimbra de Matos (Bertrand Editora, 181 páginas) vai ser apresentado hoje ao fim da tarde, em Lisboa.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.